HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
26 /05/2004
Professores da USP vão parar a partir de amanhã

Professores e funcionários da USP (Universidade de São Paulo) iniciam amanhã uma greve por tempo indeterminado. Já funcionários e docentes da Unicamp decidiram paralisar suas atividades a partir de hoje.

A greve atinge ainda a maioria dos campi da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Segundo Milton Vieira do Prado Jr., coordenador do Fórum das Seis, entidade que representa as três universidades estaduais paulistas e o Centro Paula Souza, só os campi de São José dos Campos, Araçatuba e Botucatu têm greve apenas de funcionários. "Nos demais campi da Unesp, a greve é de professores e funcionários", afirmou Prado. Nas unidades de Franca e Araraquara, os alunos estão sem aulas desde a última segunda-feira.

As categorias decidiram entrar em greve em assembléias realizadas ontem pelos sindicatos de funcionários e docentes das universidades. Em duas reuniões com o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas), a proposta apresentada foi de reajuste de 0%.

As principais reivindicações dos servidores são um plano de carreira, cargos e salários, reajuste salarial de 16%, a contratação de funcionários e o fim da terceirização. Eles também pedem investimentos em infra-estrutura.
Uma nova rodada de negociações com o Cruesp está marcada para a próxima sexta.

Depois desse novo encontro, serão realizadas assembléias na próxima segunda-feira para a avaliação das propostas.

Em 2003, professores das três universidades paulistas paralisaram parcialmente as atividades por 52 dias contra mudanças na aposentadoria dos servidores prevista na proposta de reforma da Previdência.

Reajuste zero
A justificativa do Cruesp para a apresentação de 0% de reajuste é a falta de margem de recursos para promover a reposição e o comprometimento total da folha de pagamento.

O reitor da Unicamp e presidente do Cruesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, disse que não há como oferecer reajuste agora para os funcionários.
"Estamos com 95% do orçamento comprometido com a folha de pagamento", afirmou.

A assessoria de imprensa da USP informou que está "fora de cogitação" a discussão sobre o reajuste na reunião de sexta. A assessoria da Unesp não comentou o assunto.



As informações são da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
25/05/2004 OAB diz que recorde no desemprego é culpa do governo Lula
25/05/2004 Tributos poderiam ser um terço menores
25/05/2004 Meirelles: ‘Não há crescimento com inflação alta’

25/05/2004 Vendas crescem e supermercados já falam em alta de preços
25/05/2004 Internet não é ferramenta de professores
25/05/2004 Lula diz que não pode recuperar dívida social
25/05/2004 Silêncio de Lula decepciona ONGs de direitos humanos
24/05/2004 Família perde renda em áreas metropolitanas
24/05/2004 EUA lançam projeto para jovens em Recife
24/05/2004 Pobre paga mais imposto para consumir