investimento
30/01/2008

Prefeitura vai a Buenos Aires para conhecer incubadoras

Heitor Augusto


A prefeitura vai constituir um grupo de trabalho informal para propor medidas de fomento ao design na cidade de São Paulo. O grupo será formado por pequenos empresários, associações patronais, pesquisadores e representantes do poder público.

Membros das secretarias de Finanças, Planejamento e Gestão devem participar das discussões. A mediação será feita pela secretaria de Relações Internacionais, que tem articulado as propostas de como aproveitar o potencial criativo da cidade.

A tributação de produtos é o principal motivo de discordância e reclamação, principalmente entre os pequenos empresários. “A situação aponta para uma falência para o setor de confecção. Se não mudarmos, até 2010 vamos reduzir a produção em cerca de 70%”, avalia o estilista Jum Nakao.

Segundo o secretário-adjunto de Relações Internacionais , Flávio Goldman, a administração municipal tem um objetivo. “Queremos fortalecer o surgimento de empresas de design”.

Viagem a Buenos Aires
Além do grupo de trabalho, em meados de fevereiro representantes da secretaria vão à Argentina para conhecer os modelos de negócio da cidade. “Lá o poder público local é muito forte, trabalham com incubadoras”, diz Goldman.

A meta é fortalecer São Paulo como pólo mundial na área de design. A cidade já conta com eventos importantes no setor, como a Fashion Week, que movimenta R$ 85 milhões só com turismo. O momento, segundo a prefeitura, é analisar os modelos existentes e avaliar o que pode ser replicado na cidade.

Primeiro passo foi em outubro
A primeira sinalização do plano da administração municipal potencializar o design em São Paulo foi o evento “Design made in São Paulo”, em outubro. Reuniram-se empresários brasileiros e estrangeiros para contar experiências e proporem modelos de negócios. Arranjos Produtivos Locais foram apontados como a melhor saída.

Links relacionados:
Escola de grife

Jardins ganha nova quadra dominada por moda
Rua Haddock Lobo vai ganhar “shopping” aberto
Designers discutem criar pólo de produção em São Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
29/01/2008
Governo quer que empresas “adotem” escolas
25/01/2008
No dia 25, Bicicletada vai reivindicar estacionamento para as “magrelas”
21/01/2008
Praça Roosevelt vai virar documentário
18/01/2008 Viaduto na zona leste vai ganhar centro poliesportivo
17/01/2008
Baccarelli, de sede nova, vira tema do samba-enredo da Vai-Vai
15/01/2008
Novas regras revoltam motoboys
15/01/2008 25 centavos para puxar a descarga
14/01/2008 Parceria promete aquecer baladas da cidade
11/01/2008 Depois dos aeroportos, terminais de ônibus podem ter juizados especiais
Mais matérias