cinema
23/01/2008

Praça Roosevelt vai virar documentário

Heitor Augusto


Depois dos moradores de rua (“À Margem da Imagem”), dos catadores (“À Margem do Lixo”) e dos movimentos de moradia urbana (“À Margem do Concreto”), chegou a vez de os teatros da praça Franklin Roosevelt, região central, serem captados pela lente de Evaldo Mocarzel.

O documentarista vai focar o processo de transformação sofrido pela praça desde que a Companhia de Teatro Os Satyros chegou ao lugar, em 2000. A região, antes abandonada, passou a ser ponto de encontro cultural. Hoje a praça conta com cinco teatros (Satyros I e II, Espaço Parlapatões, Teatro do Autor e Teatro Studio), além de dois bares e uma livraria.

“O foco será a ação da arte em regiões deterioradas. Ao mesmo tempo, vou contar a trajetória do Satyros”, explica Mocarzel. “Eles iniciaram o movimento de revitalização da Roosevelt”.

O documentário ainda está em “fase embrionária”, como define o cineasta. A idéia foi apresentada a Alberto Guzik, crítico teatral, ator e diretor de diversas montagens dos Satyros, e teve boa receptividade.

Olhar sobre espaços degradados
Em sua carreira, Mocarzel assina documentários que deram visibilidade a espaços degradados ou a populações praticamente invisíveis.

Seu trabalho mais recente são dois registros do espetáculo “Vertigem BR3”. Durante dois meses, o Teatro da Vertigem encenou, em cima de barcos, um espetáculo no rio Tietê. As 180 horas de material bruto vão render dois filmes: um será o registro integral de uma apresentação; o outro, um documentário sobre o processo de produção. “Pra mim, o espetáculo foi um marco. Eles obrigaram a cidade se contemplar nas águas do Tietê”, avalia.

Mocarzel realizou também uma trilogia sobre os marginalizados da cidade. O projeto inicial se desdobrou em três filmes: “À Margem da Imagem”, que discute a estetização da pobreza focando os moradores de rua; “À Margem do Concreto”, que conta a luta política dos movimentos de moradia; e “À Margem do Lixo”, sobre os catadores de material reciclável. “Era pra ser um só, mas os sem-teto e os catadores não aceitaram ser retratados no mesmo patamar dos moradores de rua. Eles se articulam como um movimento político.”

O cineasta também documentou as oficinas de audiovisual realizadas no Jardim Ângela, zona sul. Os alunos, todos do bairro, tiveram aulas teóricas e práticas. A conclusão do curso foi um curta-metragem. Mocarzel filmou o processo de produção. “Um dos alunos queria que o filme mostrasse um banho de sangue, mas o restante se rebelou. Eles não querem ter o estigma de lugar violento”.

Moradores da Roosevelt nos palcos
No ano passado, o perfil heterogêneo dos moradores da região virou peça teatral. Encenada no Satyros e dirigida por um dos fundadores da companhia, Rodolfo Vásquez, “A Vida na Praça Roosevelt” tinha personagens arquétipos como duas irmãs gêmas surtadas, o filho infeliz de um ricaço, o policial desequilibrado pela perda do filho, uma travesti acima dos 60 anos.

Links relacionados:
YouTube: Evaldo Mocarzel fala sobre "A Margem do Concreto", documentário premidado
Reforma da Praça Roosevelt começa a sair do papel

Satyros instala-se na zona leste e celebra sete anos na Praça Roosevelt
Os Satyros simboliza, em sete espetáculos, seus sete anos de atividades na Praça Roosevelt
Com muito humor, Parlapatões fazem city tour em pontos turísticos de São Paulo
Cidade de São Paulo é destaque em cinco filmes da Mostra
Blog da Praça Roosevelt


   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
21/01/2008
SP aprova Conselho Municipal de Juventude
18/01/2008 Viaduto na zona leste vai ganhar centro poliesportivo
17/01/2008
Baccarelli, de sede nova, vira tema do samba-enredo da Vai-Vai
15/01/2008
Novas regras revoltam motoboys
15/01/2008 25 centavos para puxar a descarga
14/01/2008 Parceria promete aquecer baladas da cidade
11/01/2008 Depois dos aeroportos, terminais de ônibus podem ter juizados especiais
10/01/2008
Projeto de estudante propõe alternativa ao Fábrica de Sonhos, da prefeitura
10/01/2008
Prefeitura burla Lei Cidade Limpa?
26/12/2007
Um fácil acesso a educação
Mais matérias