HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

05/04/2006 
Bienal recebe I Feira Nacional de Economia Solidária

Entre hoje e o dia 9 de abril, a Bienal do Ibirapuera irá receber a I Feira Nacional de Economia Solidária, durante a TEIA de Cultura, Educação,Cidadania e Economia Solidária. Cerca de 600 empreendimentos de economia solidária, vindos de todas as regiões do país, farão parte de um grande encontro para a exposição e debate de seus projetos produtivos. O objetivo é realizar o mapeamento nacional das ações brasileiras que agregam desenvolvimento da cultura e da cidadania.

Desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo SESC-SP, a Teia conta com o apoio do Instituto Marista de Solidariedade. Com entrada franca, o encontro pretende reunir todos os grupos interessados em participar, que já desenvolvem ou querem desenvolver em suas comunidades ações de cultura, meio ambiente, cidadania e economia solidária.

Segundo Afonso Murad, diretor do Instituto Marista de Solidariedade, a economia solidária é fruto da organização de trabalhadores na construção de novas relações econômicas e sociais que pretendem melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O que nós temos são práticas fundadas em relações de colaboração solidária, inspiradas nos valores culturais de cada comunidade e região do país. As pessoas apenas agregam o devido valor e respeito ao que fazem em sua região”, afirma.

Economia Solidária
A economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, complexos cooperativos, entre outros, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

De norte a sul do país encontramos um conjunto de iniciativas produtivas que vêm sendo desenvolvidas e que, em muitos casos, precisam apenas de um pequeno apoio para crescer e tornar-se referências locais ou regionais. O desafio é orientar essa produção para a sustentabilidade ambiental, possibilitar a geração de trabalho e renda com a manutenção da biodiversidade local.

Serviços:
Data: 6,7,8,9 de abril
Horário: 10 às 20h
Local: Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera

As informações são da FSB Comunicações.

   
 
 
 

ANTERIORES
31/03/2006
 Plantação de árvores em Sampa no Guiness Book
30 /03/2006
 Sangue traz “Mais Vida” para a cidade
28 /03/2006
 Alunos serão “regados” com boas informações para preservar a água
24 /03/2006
 Vila dos Idosos em construção
21 /03/2006
 Lan house se une à creche
17/03/2006
 Dia Nacional de Ação Voluntária
17/03/2006
 Livro ensina como promover na escola a inclusão social de portadores de deficiência
17/03/2006
 Senac São Paulo cria curso de Libras
16/03/2006  Presos trabalham na construção das escolas em São Paulo