HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

07/04/2006 
Professores da rede pública aprendem educação comunitária no Museu da Língua Portuguesa

Carolina Lopes


A semana foi agitada no recém-inaugurado Museu da Língua Portuguesa. 300 professores da rede municipal de ensino visitaram durante duas horas o local com o intuito de apropriar-se do conhecimento do museu e levá-lo adiante para dentro da sala de aula. A visita faz parte do projeto o Centro pode ser uma sala de aula, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Subprefeitura da Sé, que visa formar educadores comunitários.

Durante a visita, conduzida por monitores do próprio museu, os professores tiveram acesso a todo o conhecimento e infra-estrutura do local. Com recursos tecnológicos altamente avançados, a visita trouxe aos professores noções da origem da língua e de seu fenômeno de mestiçagem, de antologia da literatura brasileira, de identidade cultural e outros conhecimentos relativos à nossa língua. Tudo isso apresentado da forma mais dinâmica e interativa possível, com direito a jogos, filmes, escritos e outros.

A coordenadora pedagógica Vera Lúcia Vicenciato Romani, uma das participantes do projeto vinculado da Subprefeitura da Sé, não esconde o entusiasmo: “foi uma vivência ímpar, para se repensar a importância da língua. Muitas vezes a gente não se apropria dela, não entende que é condição sinequanon (indispensável) de nossa cultura. Fiquei maravilhada”.

Vera, que visitou ontem o museu declarou querer iniciar um projeto na escola em que trabalha de reconhecimento e estudo da obra de Guimarães Rosa , autor tema da inauguração do museu. “Vou levar meus alunos ao museu”, afirmou.

Ana Maria de Fátima de Melo Bonini, diretora de escola infantil do centro da capital, que também participou da visita, demonstrou diante da experiência o mesmo deslumbramento da colega: “Tive o prazer, a oportunidade de participar dessa atividade. Superou qualquer expectativa. A forma como eles apresentam a leitura é inovadora. Eu nunca vi nada igual. Isso porque eles rompem olhares já pelo modo que o visitante se posiciona para ler certas partes do museu. Eu nunca li a obra, mas sai extremamente motivada a ler”, confessa a educadora, que também promete levar o conhecimento para a sala de aula.

   
 
 
 

ANTERIORES
06 /04/2006
 Praça Charles Miller vira estacionamento especial
05 /04/2006
 Bienal recebe I Feira Nacional de Economia Solidária
31/03/2006
 Plantação de árvores em Sampa no Guiness Book
30 /03/2006
 Sangue traz “Mais Vida” para a cidade
28 /03/2006
 Alunos serão “regados” com boas informações para preservar a água
24 /03/2006
 Vila dos Idosos em construção
21 /03/2006
 Lan house se une à creche
17/03/2006
 Dia Nacional de Ação Voluntária
17/03/2006
 Livro ensina como promover na escola a inclusão social de portadores de deficiência