SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

fazendo a diferença
22/10/2004
Grupo de teatro promove inclusão social em São Paulo

Veridiana Novaes

É difícil imaginar uma peça de teatro com pessoas surdas? O grupo de teatro Manicômicos não achou que ensinar esses alunos seria algo impossível. Dessa forma, no começo deste ano, eles implantaram uma oficina de artes cênicas na Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Anne Sullivan. O resultado desse trabalho será visto na 4a Mostra de Teatro das Escolas Municipais da Região Sul. As apresentações serão nos dias 23 e 24 de outubro no Teatro do CEU Alvarenga, e 20 e 21 de novembro no Teatro do Sesc Interlagos e Teatro Grande Otelo.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Silvia Helena Bueno, a linguagem cênica ajuda os alunos surdos a se expressarem e a desenvolverem a criatividade. “O teatro é um elemento de agregação. Ele promove um ato de cidadania. É um meio de os nossos alunos mostrarem a diversidade para o outro”, comenta.

Os alunos da primeira oficina da escola estão entusiasmados com a possibilidade de mostrar um pouco do mundo deles para os “ouvintes”, pessoas sem deficiência auditiva. A peça a ser contracenada será sobre água, tema da mostra. “O curso nos mostrou que o surdo também pode fazer teatro”, ressalta o aluno David Magela de Oliveira.

Um dos integrantes do curso, Francisco Raédson Silva Andrade, comenta que gostaria de se tornar professor para ensinar outros surdos. “Seremos exemplo para o Brasil, quem sabe teremos um surdo famoso?”, almeja.

As aulas de teatro ministradas na EMEE fazem parte do projeto "Arte por toda Parte", que há seis anos tem o objetivo de levar arte para uma população carente. “Começamos apresentando espetáculos para as escolas da rede pública. Encontramos um público sedento de arte, e assim resolvemos proporcionar o fazer artístico ensinando nas oficinas a criar, produzir e atuar”, enfatiza Fábio Rezende, um dos professores do projeto.

As oficinas começaram em oito escolas da rede municipal de ensino. Atualmente são 21 escolas municipais com média de 25 alunos participantes. As oficinas gratuitas acontecem regularmente, com encontros semanais de 1h30. “Acredito que a arte pode transformar o ser humano, despertar um espírito crítico. Nessa sociedade individualista, ensinamos os alunos a compartilhar e a sonhar por mais que a realidade vivida não seja das mais agradáveis”, finaliza o professor.

Após a oficina nas escolas, os jovens podem fazer um curso livre de teatro. Em parceria com o Colégio Radial, este curso, iniciado em 2004, recebe jovens provenientes de diversas regiões da cidade e oferece bolsas de estudo para a todos os alunos.

Mais informações pelo telefone (11) 5681-5212.

 
 
 

notícias ANTERIOREs:
22/10/2004 Custo de reforma no Mercado cresce
21/10/2004 Para enxotar estranhos, lombofaixas
20/10/2004
Favela ganha coleta porta a porta
18/10/2004
Comunidade constrói e mantém duas creches na zona sul
15/10/2004
Crianças internadas ganham aula de percussão neste sábado
15/10/2004
Supermercado promove teatro gratuito para crianças
14/10/2004
Indicação é fonte de 66% dos empregos
13/10/2004
Paraolímpicos competem nas ruas de SP
13/10/2004 Curso grátis atrai 4 mil na zona leste
07/10/2004
Cupins atacam 47% dos imóveis do centro de São Paulo