Página inicial

A

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

P

PARIS-1900

A segunda Olimpíada da Era Moderna, desta vez na “casa” do criador dos Jogos, o barão de Coubertin. Paris estava uma festa. Paralelamente aos Jogos, a cidade inaugurava a imponente torre Eiffel e, para apresentá-la, organizou uma colossal Feira Mundial. Coubertin, temendo que os Jogos fossem realizados na Grécia, outra vez em Atenas, pensou grande. Quis atrelar as disputas à programação da feira. Bola fora. Desprezado diante da festividade, os Jogos foram esvaziados. Sem um grande complexo esportivo em Paris, a Olimpíada foi espalhada pela periferia da cidade, em seus pequenos ginásios. A realização confusa desta edição veio ocorrer quando o evento dava pinta que emplacaria de vez. Se Atenas-1896 contou com 13 inscritos, em Paris chegaram para competir 21 delegações, além da francesa. A pista de atletismo escolhida ficava no meio de um bosque, com árvores atrapalhando a visão de juízes na largada e na chegada.

FATOS: As provas de natação foram realizadas no rio Sena. As correntezas muito fortes facilitaram a obtenção de tempos excelentes./ A França, anfitriã dos Jogos, conseguiu colocar três equipes em uma prova do remo. E conseguiu também perder o ouro na modalidade./ O norte-americano Alvin Kraenzlein se tornou o único atleta a conquistar quatro medalhas de ouro individuais no atletismo.


PARIS-1924

Coubertin vê novamente os Jogos sendo realizados em Paris, desta vez naquela que é a Olimpíada mais bem organizada até então, diferentemente da de 1900. Paris-1924 teve a história da equipe britânica de atletismo imortalizada no filme “Carruagens de Fogo”, que celebrizou a chegada dos 100 m, vencida pelo britânico Harold Abrahams. Foi a primeira Olimpíada a ter eventos transmitidos ao vivo por rádios da Europa e dos EUA. E também inaugurou o termo “Vila Olímpica” para tratar dos alojamentos construídos especialmente para os atletas participantes.

FATOS: O americano Johnny Weissmuller nada em direção ao cinema, para viver o ídolo Tarzan, depois de se destacar em Paris-1924./ O corredor finlandês Paavo Nurmi é o outro nome da Olimpíada: faturou cinco medalhas de ouro./ Por causa de um racha de federações, a delegação brasileira, minúscula, era praticamente formada só de paulistas. Fiasco.


Leia mais:

Participações/Participantes independentes/Patrocínio


 
Paraolimpíada

Participações

Participantes
independentes


Patrocínio

Paz

Pentatlo

Pira olímpica

Pódio

Política e Olimpíada

Pólo aquático

Porta-bandeira

Premiação

Pré-Olímpico

Primeiro ouro

Propaganda