Página inicial

A

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

P

PARTICIPAÇÕES
Austrália, França, Reino Unido, Grécia e Suíça são os países que participaram de todos os Jogos Olímpicos, desde Atenas-1896.

PARTICIPANTES INDEPENDENTES
Na Olimpíada de Barcelona-1992 foi concedido o direito de participar dos Jogos aos atletas da Sérvia e de Montenegro, que competiram com a bandeira e o hino do COI sob o nome de “Participantes Independentes”. Foi a solução que abrandou uma questão política criada pela ONU, que baixou um decreto proibindo a participação em eventos esportivos da Iugoslávia, mergulhada em cruel guerra civil. Como Sérvia e Montenegro ainda não haviam conseguido se separar da Iugoslávia e virar repúblicas independentes, não poderiam, a princípio, participar dos Jogos. Mas o COI convenceu a ONU a liberar sérvios e montenegrinos com a condição de as repúblicas competirem sob a bandeira olímpica.

PATROCÍNIO
Embora em Amsterdã-1928 a Coca-Cola já tenha explorado o nome da Olimpíada em seus produtos, o primeiro atleta olímpico contratado como garoto-propaganda foi o supernadador americano Mark Spitz, em Munique-1972, dono de sete medalhas de ouro com sete recordes mundiais. Spitz subia ao pódio segurando nas mãos seu tênis Adidas. Mas o merchandising foi explodir em Barcelona-1992. A polêmica mais latente foi a do craque do basquete Michael Jordan, que era bancado pela Nike, enquanto o “Dream Team” do basquete americano era patrocinado pela Reebok. Gerou mal-estar quando, na entrega da medalha, Jordan passou a cerimônia inteira coberto com uma bandeira americana, para esconder o logo da Reebok. No que se refere à relação patrocínio e Olimpíada, pode-se afirmar que a mesma Reebok venceu a disputa em Atlanta-1996. Seus atletas exclusivos ganharam mais medalhas de ouro do que os das empresas concorrentes. Patrocinadora oficial dos últimos Jogos, a empresa americana obteve 19 vitórias em provas olímpicas. Na segunda colocação ficou a japonesa Mizuno, que somou 13. A americana Speedo teve 10, e a alemã Adidas, 9. A poderosa Nike não divulgou seu balanço, à época.


Leia mais:

Paz/Pentatlo/Pira olímpica


 

 
Paraolimpíada

Paris-1900

Paris-1924

Paz

Pentatlo

Pira olímpica

Pódio

Política e Olimpíada

Pólo aquático

Porta-bandeira

Premiação

Pré-Olímpico

Primeiro ouro

Propaganda