Página inicial

A

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

P

PAZ
Nem só de guerras, mundiais ou frias, vivem os Jogos Olímpicos. Está confirmado que em Sydney-2000, na cerimônia de abertura e na de encerramento, irão desfilar juntas as delegações da Coréia do Norte e do Sul. Os atletas dos dois países, divididos pela Guerra da Coréia, em 1953, desfilarão com suas respectivas bandeiras, mas como um só grupo.

PENTATLO
Criado por Coubertin, o pentatlo moderno é composto de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Está na Olimpíada desde Estocolmo-1912. Sydney-2000 registrará a primeira participação de mulheres na modalidade. O Brasil e o pentatlo moderno se encontraram em seis Jogos, sem gerar medalha alguma. Melhor resultado: 10º lugar em Helsinque-1952.


PIRA OLÍMPICA
Experimentada em Amsterdã-1928, a pira olímpica, que é mantida acesa durante os Jogos, se firmou na Olimpíada de Berlim, em 1936. Desde então, é o ponto culminante da festa de abertura. Para acendê-la, o país organizador costuma escolher um atleta ou ex-atleta famoso. Há exceções: em Tóquio-1964, levou a tocha até a pira Yoshinori Sakai, estudante nascido no dia da explosão da bomba atômica em Hiroshima, em 1945. A surpresa também envolve o modo como a pira será acesa. Em Seul-1988, pombos acabaram queimados por acidente. Em Barcelona-1992, o arqueiro Antonio Rabello foi escolhido para acender a pira com uma flecha em chamas. Em Atlanta-1996, o ex-campeão olímpico e mundial de boxe Muhammad Ali, que sofre do mal de Parkinson, acendeu a pira olímpica na cerimônia de abertura. A organização de Sydney-2000 faz mistério sobre qual personagem esportivo australiano vai acender a pira neste ano, o que deve ser revelado apenas em 15 de setembro.


Leia mais:

Pódio/Política e olimpíada/Pólo aquático


 

 
Paraolimpíada

Paris-1900

Paris-1924

Participações

Participantes
independentes


Patrocínio

Pódio

Política e Olimpíada

Pólo aquático

Porta-bandeira

Premiação

Pré-Olímpico

Primeiro ouro

Propaganda