Folha Online Ilustrada  
Crítica
07/05/2001 - 11h12

Backstreet Boys tiram pirulito da boca das crianças

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Folha de S.Paulo


Estamos nos domínios da Grande Fábrica das Ilusões, e nisso os norte-americanos Backstreet Boys são mesmo nota dez.

Para seus fãs (que aqui em São Paulo parecem formar um pequeno circo íntimo, de cerca de 30 mil adolescentes com os hormônios à flor da pele e R$ 75 na gaveta), eles soam convincentes como garotos da vizinhança, rapazes mais bonitos que os "comuns", homens fazedores de música e dança.

Não são nada disso, mas convencem plenamente quem está disposto a se iludir -e, ora, parece que é cada vez menos gente, se se computar o vexame das duas apresentações para 100 mil pessoas que viraram uma para (segundo a Polícia Militar) 30 mil.

A quem está indisposto, resta contemplar a Grande Fábrica das Ilusões, mais decadente a cada hora. Nem adianta ir pelo caminho de que sua música é rasa. Isso já foi dito de professores dos BSB como Michael Jackson, Madonna e, vá lá, Menudo -e, pelo menos quanto aos dois primeiros, hoje já se vê com maior clareza que habilidade artística não lhes faltava.

O grande problema na ilusão trazida por BSB e seus congêneres é ver o quanto o pop de multidão anda chapinhando na laminha da repetição e da falta completa de ousadia e novidade -quando não de competência mesmo, como atestou no Rio Britney Spears, 200 vezes menos profissional.

Sejam insuportáveis como são suas baladas, sejam futilmente simpáticos como são seus funkinhos, de qualquer modo os BSB são uma cartilha copiada com caligrafia tosca e sob a mais pobre das referências.

Não há oscilação possível de influência. Quando não parecem o (genial, hoje podemos dizer) Jackson Five, parecem Michael, o caçula dos Jacksons. Quando nem conseguem chegar a isso, lembram o Hanson (cópia da cópia da cópia), ou Janet Jackson, ou (lembra?) Latoya Jackson.

Irmã por irmã, eles também têm a sua, uma tal de Pollyanna, que mais parece cruza de Maria del Barrio com Consuelo Leandro e teve de sair correndo do show de abertura porque o figurino arrebentou. E tem a Krystal, que não é irmã, mas é tão ruim como se fosse. Precisa dizer que elas deram um show de playback?

Se há ínfimas variações, enfim, elas estão todas num mesmo e mesquinho universo: o de que enganar a multidão de indefesos requer cada vez menos esforço, criatividade e ousadia (saudades dos pornógrafos Madonna e Prince...). Hoje é como tirar pirulito de criança -só não contavam com a astúcia da criançada brasileira que não tem grana para pirulito.

 Serviço

Backstreet Boys
Quando: shows aconteceram nos dias 3 e 5 de maio
Onde: Estádio do Maracnã, no Rio de Janeiro, e Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo


Leia mais notícias sobre o Backstreet Boys

   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).