Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2003 - 00h02

Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

da Folha Online

A cantora Madonna, 44, decidiu olhar para o próprio umbigo no seu novo CD, "American Life", que chega às lojas de todo o mundo na próxima segunda-feira, dia 21 (somente nos EUA, o CD será lançado na terça, dia 22).

Mea culpa? No novo trabalho, feito em parceria com o produtor Mirwais Ahmadzai, 42, ela chega a rever sua própria vida de popstar e a indústria cultural, graças à qual foi criada, em 1982, quando lançou seu primeiro disco.

O CD chega a ser uma revelação na carreira recente da cantora, que tem sido criticada por seus últimos (e ruins) trabalhos: "Die Another Day", canção-tema do filme "007 - Um Novo Dia para Morrer"; "Swept Away" ("Destino Insólito"), seu filme com o marido Guy Ritchie; e a vitória unânime do prêmio Framboesa de Ouro, para os piores do cinema, com seis troféus.

Críticas

As letras do novo CD são mais ácidas que nunca. Em "American Life", por exemplo, ela questiona o "american way of life" (modo de vida americano). "Você acha que me sinto satisfeita? Eu gostaria de expressar meu ponto-de-vista com franqueza. Não sou cristã nem judia. Só estou vivendo distante do sonho americano. E acabo de descobrir que as coisas não são o que parecem ser", diz a cantora.

O novo CD tem 11 músicas. Delas, além de "American Life" e "Die Another Day", tocadas exaustivamente nas rádios, há ainda "Hollywood", "I'm So Stupid", "Love Profusion", "Nobody Knows Me", "Nothing Falis", "Intervention", "X Static Process", "Mother & Father" e "Easy Ride".

Devido a acordos comerciais com a Warner, a íntegra do CD foi colocada na internet nesta quarta-feira, no site da MTV norte-americana, onde Madonna gravou programas exclusivos para o lançamento, e no da revista brasileira "Veja".

Canções

"American Life", a primeira a ser lançada em single, traz influências do rap, que ganhou notoriedade nos EUA com Eminem, com quem Madonna andou flertando para produzir alguns trabalhos.

Em "Hollywood", ela diz: "Eu estou cansada com o conceito de certo e errado. Todo mundo vem a Hollywood". E volta a se questionar em "Love Profusion", a quarta faixa do CD.

Há três baladas no novo CD. A mais melada é "Nothing Fails", em que fala de amor. Além dela e de "Love Profusion", que também é mais lenta, o disco é baseado na música eletrônica, vertente que Madonna assumiu desde "Music", seu último álbum, lançado em 2000, quando já trabalhou com "Mirwais".

Entre as melhores, além de "American Life", estão "I'm So Stupid" e "Hollywood", cujas batidas foram feitas para dançar e devem estourar nas pistas. Em "I'm So Stupid", nova reflexão, já no título: "Eu sou Idiota".

"X Static Process", a oitava música do CD, é, segundo a própria Madonna, sua preferida. É nela que a cantora demonstra seu aprendizado em violão, o que já havia apresentado na turnê de 2001 de "Music" pelo mundo.

Leia mais
  • Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda
  • Conheça o CD "American Life", de Madonna, faixa a faixa

    Especial
  • Ouça o CD "American Life" na íntegra

    Sites relacionados
  • Conheça o site oficial de Madonna
  • Visite o site da Warner Music
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página