Folha Online Ilustrada  
Crítica
29/10/2001 - 14h58

Belle & Sebastian fez show virar festa indie no Free Jazz

CLAUDIA ASSEF
da Folha de S.Paulo


O Main Stage, palco pop do Free Jazz, viveu, na última sexta, seu momento "centro acadêmico", com a apresentação dos escoceses do Belle & Sebastian.

Sem a vocalista Isobel, que, na última hora, ficou com medo de subir no avião, a banda mostrou empolgação adolescente do momento em que subiu ao palco, à 1h, até o fim, quase uma hora e meia depois.

O vocalista Stuart Murdoch liderou a festinha indie que a banda propôs à pista. Não era nem preciso notar a camiseta de Murdoch, estampada com a capa de "Hatful of Hollow", para entender que a banda transpira The Smiths pelos poros. Daí veio "Dirty Dream Number Two", música do disco "The Boy with the Arab Strap". Foi o começo do namoro do grupo com a platéia.

Murdoch chamou uma fã e entregou-lhe um papel. Pediu que ela lesse um trecho da letra em português. Mais criativo do que vestir a camisa da seleção, não?

Em primeiro plano, Murdoch faz o papel de mestre-de-cerimônias da banda. Mas o grupo se espalha para os lados, homogêneo, com gente tocando de tudo, batendo palmas, tomando o palco.

Os moços mostram, sem querer, que são bem-educados. A começar pelo nome da banda, tirado do livro cult "Belle et Sébastien", de Cécile Aubry.
Nesta turnê, que promove o CD "Fold Your Hands Child You Walk Like a Peasant", há a praxe de tocar músicas típicas do local por onde passam. No Rio e em SP, reverenciaram os Mutantes.

Primeiro com a versão do trio paulistano para "Baby", de Caetano Veloso. Cantada num português desenvolto pela tímida violinista Sarah Martin.
A música começou dividindo opiniões, com algumas vaias escapando da platéia. Teria sido equivocado tocar Caê? A versão, colada na dos Mutantes, terminou com urros da platéia.

Em "Jonathan David", single novo, a dupla Murdoch e Stevie Jackson cantou, caprichando nos passinhos saltitantes, a história de dois rapazes apaixonados pela mesma moça. Em "The Boy with the Arab Strap", hit indie, o frágil Murdoch canta sobre tolerância.

Em seguida, Murdoch jogou a frase: "Você tem preservativo? Não? Então, não podemos", lida de um livrinho de como se virar em português. Mas a platéia podia, sim. E Belle & Sebastian sacou da manga "Minha Menina" (Jorge Ben Jor) em versão bem Mutantes. Em português enrolado, Stevie Jackson se virou como pôde. Mas não importava mais. Àquela altura, os gringos já haviam se feito entender.

  Acompanhe o Free Jazz em fotos

O melhor do Free Jazz:

  • Conheça os bastidores do festival


  • Participe:

  • Avalie o Free Jazz

  • Qual foi o melhor show da primeira noite?


  • SAIBA TUDO sobre o Free Jazz Festival

       
    Destaques

    OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

    "BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

    TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

    EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

    "BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


    NotíciasNoticias

    17/04/2003

    00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

    00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

    00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

    00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

    00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).