Folha Online Ilustrada  
Crítica
29/10/2001 - 15h26

Longa de diretora dinamarquesa mostra Dogma 95 desgastado

JOSÉ GERALDO COUTO
da Folha de S.Paulo


Para os povos nórdicos, a Itália sempre foi vista como uma espécie de reserva de afetividade, calor humano e espontaneidade. Essa idéia é retomada em "Italiano para Principiantes", da dinamarquesa Lone Scherfig.

Num vilarejo modorrento no interior da Dinamarca, acompanhamos os pequenos dramas e comédias de um punhado de personagens: Andreas, o novo pastor da paróquia local; Karen, a cabeleireira; Olympia, a empregada da confeitaria; Jorgen, o recepcionista do hotel; Halvfinn, o garçom da lanchonete e ex-jogador de futebol; e, por fim, a cozinheira italiana Giulia.

Cada um desses personagens tem uma fraqueza e, em decorrência, uma insegurança. Jorgen acredita ter ficado impotente por causa de um acidente; Andreas não sabe muito bem como orientar seu rebanho espiritual; Olympia não consegue dar dois passos sem tropeçar em alguma coisa.

Além disso -ou por causa disso-, são todos solitários e um tanto infelizes. Com exceção de Giulia, todos já passaram dos 30 e sentem que a vida, de algum modo, está escapando pelo ralo.

Até que, por obra e graça das aulas de italiano oferecidas pelo conselho comunitário local, começam a encontrar uns aos outros e a si próprios.
Tudo passa a se encaixar. Casais se formam, duas das mulheres descobrem que são irmãs, outra ganha uma herança, todos vão passear em Veneza.

Como num conto de fadas, o que era cinza se enche de luz e calor, e a platéia sai do cinema mais leve. Nada de inquietação, de arestas, de pontos sem nó.

Poderia ser um filme hollywoodiano, do tipo "Playing by Heart", em que personagens simpáticos sofrem e se desencontram por um par de horas até encontrar um final feliz, representado invariavelmente pelo casamento e pelo dinheiro.

A diferença é que, antes de se iniciar essa historinha edificante, vemos na tela um diploma certificando que a fita a seguir faz parte do Dogma 95, aquele movimento que começou com obras radicais e inquietantes como "Os Idiotas" e "Festa de Família".

Mas o que restou do Dogma em "Italiano para Principiantes"? A câmera tremida, alguns enquadramentos desleixados, a modéstia cenográfica, uma montagem um tanto áspera. E só.

Se os primeiros filmes do movimento se desvestiam do aparato anestesiante do cinema hollywoodiano para revelar de modo cru o mal-estar da civilização contemporânea, o agridoce dramazinho de Lone Scherfig caminha no sentido oposto.

Em vez dos socos no estômago desferidos por Lars von Trier e Thomas Vinterberg, "Italiano para Principiantes" passa consoladoramente a mão na cabeça do espectador.

É como se dissesse: veja, nós somos desajeitados e desafinados, mas também temos coração e bons sentimentos.

O filme ganhou o Urso de Prata em Berlim e é provável que faça sucesso entre os espectadores cansados de ter de encarar a feiúra do mundo.
Para esses, um final à la novela das oito, com direito a casamentos, herança inesperada e passeio em Veneza, é o melhor que o cinema pode oferecer.

Para quem espera um pouco mais de uma cinematografia que já produziu Carl Dreyer e Lars von Trier, o filme de Lone Scherfig é apenas a prova de que o Dogma 95 virou um rótulo vazio e sem sentido.


 Serviço

Italiano para Principiantes
Direção: Lone Scherfig
Produção: Dinamarca, 2000
Com: Anders W. Berthelsen, Annette Stovelbaek
Quando: hoje, às 15h25, no Cineclube DirecTV (r. Augusta, 2.530, Cerqueira César, tel. 3085-7684)



Leia notícias e programe-se para a 25ª Mostra Internacional de Cinema

   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).