Folha Online Ilustrada  
Crítica
12/12/2001 - 20h41

"Xuxa e os Duendes" resgata imaginário infantil

FERNANDA IEMA PINTO
da Folha Online

"Eu já vi duendes." Essa foi a justificativa da "rainha dos baixinhos" para a criação de "Xuxa e os Duendes", novo filme da apresentadora.

Dirigido por Paulo Sérgio de Almeida e Rogério Gomes, o filme procura fazer um retrato do cotidiano dessas pequenas criaturas. O roteiro não foi tirado do nada. Livros sobre o assunto e pesquisadores de vários países, os chamados "duendólogos", foram consultados e contribuíram para a constituição da história.

O mundo dos duendes corre perigo. A aventura começa quando o príncipe Damiz (Leonardo Cordonis) é sequestrado por Gorgon (Guilherme Karan), inimigo dos duendes, e preso em uma parede no mundo dos humanos, em uma casa vizinha à da botânica Kira, personagem de Xuxa Meneghel. Damiz só pode ser salvo por um único ser: o duende da luz, desaparecido há tempos.

A produção segue o mesmo estilo de "Super Xuxa Contra o Baixo Astral" (1988), um dos primeiros grandes sucessos da apresentadora. O ar de magia e encanto, a disputa entre o bem e o mal e a preocupação em deixar uma mensagem "politicamente correta" para o público também estão presentes em "Xuxa e os Duendes".

No entanto, a criação tem inovações. Além de haver um tratamento especial com os oito cenários, construídos em tamanhos gigantes, para dar uma imagem real da altura dos duendes e fadas, o filme ainda é rico em efeitos especiais, se comparado às produções nacionais do gênero.

O elenco, composto por estrelas do mundo infantil e celebridades da televisão, compromete o brilho dos personagens, deixando-os meio apáticos. Angélica e Wanessa Camargo, que fazem as fadas Melissa e Mel, Gugu Liberato, o empresário Rico, Luciano Huck, o ajudante de Kira, e Ana Maria Braga, no papel da Rainha Zinga, poderiam ter incorporado o clima do enredo e torná-lo mais rico e expressivo.

A boa atuação é salva por Tadeu Melo, o Alface, um atrapalhado jardineiro, e Guilherme Karan, mais uma vez no papel de um vilão, o Gorgon (em "Super Xuxa Contra o Baixo Astral" o ator assustou as crianças na pele de Baixo Astral). O primeiro ofusca a participação de Luciano Huck, seu companheiro de cena, sendo o responsável por arrancar do público boa parte das gargalhadas.

"Xuxa e os Duendes", que surgiu para preencher uma vontade pessoal de Xuxa, é apreciado pelas crianças do início ao fim. O filme consegue estimular o imaginário infantil, podendo até encantar os adultos mais crédulos.

  Veja as fotos de "Xuxa e os Duendes"

Leia mais
  • Xuxa Meneghel apresenta "Duendes", seu novo filme, em São Paulo


  • Vote
  • Você acredita em duendes?


  •  Serviço

    "Xuxa e os Duendes"
    Com: Xuxa, Gugu Liberato, Angélica, Wanessa Camargo e Ana Maria Braga
    Direção: Paulo Sérgio de Almeida e Rogério Gomes
    Quando: entra em circuito nacional no dia 14 de dezembro


       
    Destaques

    OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

    "BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

    TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

    EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

    "BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


    NotíciasNoticias

    17/04/2003

    00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

    00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

    00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

    00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

    00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).