Livraria da Folha

 
01/07/2010 - 15h23

Após "Eclipse", fãs temem cortes de "Amanhecer"

FERNANDA CORREIA
da Livraria da Folha

Divulgação
Kristen Stewart e Taylor Lautner em cena de "Eclipse"; filme foi bem recebido pelas críticas mas ainda não convence quem não é fã
Kristen Stewart e Taylor Lautner em cena de "Eclipse"; filme foi bem recebido pelas críticas, mas ainda não convence quem não é fã

Desde o lançamento de "Crepúsculo", a estreia dos filmes baseados na obra de Stephenie Meyer desencadeia uma série de reações apaixonadas.

Fãs passam dias na fila esperando para ver o filme ou os atores que irão à pré-estreia.

Todos os defeitos que a história possui não espantam as garotas, e alguns garotos, dos cinemas.

Quem não faz parte desse grupo geralmente torce a cara, mas "A Saga Crepúsculo: Eclipse" foi mais bem recebido pela crítica, mesmo que ainda não agrade. Os pontos mais ressaltados foram a melhora nas cenas de ação e a marca de David Slade no longa.

O que agradou também aos fãs. A equipe do site "Twilight Brasil" assistiu ao filme nas seções que antecederam a estreia mundial, na última quarta-feira (30). "As cenas de luta não estão forçadas, nem falsas. E o humor também está sempre presente. Os discursos do Edward não estão tão longos, pesado e forçados, o que ajudou muito o romance não ficar clichê demais.", disse Iara Oliveira, 23.

Para Júlia Souto, 19, nenhuma adaptação é melhor do que os livros, mesmo este sendo o mais fiel até agora. A troca de atrizes, Bryce Dallas Howard no lugar Rachelle Lafevre, é um dos pontos fracos mesmo gostando da atuação da nova Victória.

E como ocorreu das outras vezes, a ansiedade para o próximo filme, "Amanhecer", aumentou após "Eclipse". Maior que os outros volumes, será dividido em dois e tem gerado debates se as cenas de sexo e sangue entrarão na edição final. Marina Paranhos, 17, por exemplo, acha que o último capítulo pode decepcionar deixando muitas coisas de fora.

Divulgação
Rachelle Lafevre foi substituída por Bryce Dallas Howard, mudança não agradou às fãs mesmo gostando da atuação da nova atriz
Rachelle Lafevre foi substituída por Bryce Dallas Howard, mudança não agradou às fãs mesmo gostando da atuação da nova atriz

"Em 'Amanhecer', quero uma intensa lua de mel, com penas, mordida no travesseiro, cama quebrada e tudo mais", espera Maria Alice Pinheiro, 20. Para Iara, "o livro tem muitos detalhes complicados, que fazem questionar se serão totalmente respeitados ou substituídos por uma nova interpretação". A mudança de Bella para vampira também gera expectativa entre os fãs.

A leitura de "Crepúsculo" parece espalhar-se como um vírus, cada leitora foi apresentada por alguém ou indicou a saga para alguém. E cada um encontra algo para se identificar, seja o lado sobrenatural, o ponto de vista da heroína ou a leitura rápida.

Juliana Moreira, 26, acabou encontrando na religião de Stephenie Meyer a razão para tornar-se fã. "É algo [a história] misteriosamente cativante, não sei ao certo definir, mas concordo com a filosofia de vida da escritora, já que pertencemos à mesma religião. O tema 'amor proibido' é naturalmente atrativo ao ser humano, e ela explora a temática vampiresca de uma forma diferente de todas as outras que conhecia. As meninas tendem a se identificar com a Bella, pois é uma menina comum e desastrada."

 
Voltar ao topo da página