Livraria da Folha

 
25/08/2010 - 14h21

Páginas em cena; conheça dez peças baseadas em livros

da Livraria da Folha

O teatro e a literatura sempre dialogaram. Peças criadas por autores gregos são compiladas em antologias. Textos de grandes escritores são levados aos palcos em diferentes formatos.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Cena da peça "Mulheres Alteradas", inspirada nos quadrinhos da argentina Maitena, em cartaz no teatro Procópio Ferreira, em SP
Cena da peça "Mulheres Alteradas", inspirada nos quadrinhos da argentina Maitena, em cartaz no teatro Procópio Ferreira, em SP

"As Meninas", de Maria Adelaide Amaral, e "Mulheres Alteradas", de Andrea Maltarolli, são algumas das peças em cartaz na cidade de São Paulo que nasceram da literatura, ou dos quadrinhos, como é o caso do texto de Maltarolli.

Em outros casos, como "Hilda Hilst - O Espírito da Coisa", de Gaspar Guimarães, que retrata a autora paulista; os próprios literatos se tornam personagens dos espetáculos.

Há, ainda, os comediantes de stand-up -o consagrado estilo norte-americano de "comédia em pé"- que se aventuram pelas letras. Danilo Gentili, que volta com seu espetáculo, é autor de "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", por exemplo.

Veja abaixo uma seleção de dez peças em cartaz na cidade São Paulo com um pé na literatura:

*

"Mulheres Alteradas" - Criados pela cartunista Maitena, os quadrinhos abordam o universo feminino com humor. A busca eterna pela magreza, os relacionamentos amorosos, o trabalho, as brigas com o espelho, os filhos e os maridos são alguns dos temas comentados nos 5 volumes dos quadrinhos.
Informe-se sobre o evento.

"Policarpo Quaresma" - Clássico das literaturas obrigatórias de vestibular, o texto de Lima Barreto critica a sociedade brasileira do início do século 20. "Triste Fim de Policarpo Quaresma" mostra a luta do personagem título em difundir uma cultura nacional livre de estrangeirismos.
Informe-se sobre o evento

"O Médico e o Monstro" - Clássico da literatura de horror, mostra a relação do pacato Henry Jekyll e seu alter ego Edward Hyde. Em uma experiência, o médico Jekyll busca uma forma de separar de sua essência a parte má de sua personalidade, dando vida ao infame senhor Hyde. Há duas adaptações em cartaz na cidade, uma tradicional e outra musical.

"As Meninas" - Na década de 1970, três amigas vivem em um pensionato paulistano. Universitárias, estão descobrindo, cada uma a seu modo, a melhor forma de conduzir sua vida pela fase adulta. Amores, arte, a situação política do país à época da trama e a sociedade são alguns dos temas tocados por Lygia Fagundes Telles. Na peça em cartaz, Maria Adelaide Amaral, responsável por adaptações literárias na TV Globo, assina o texto.
Informe-se sobre o evento.

"A Alma Imoral" - O texto de Nilton Bonder levanta a discussão de temas paradoxais, como certo e errado, fidelidade e traição, entre outros. Os conceitos de alma e moralidade também são questionados através do texto que transgride o que é considerado ético.
Informe-se sobre o evento

"Aboio - Conto de Amor" - A peça adapta o texto de "O Segredo de Brockback Mountain". Conhecido pela adaptação cinematográfica com Heath Legder e Jake Gyllenhaal, o conto de Annie Proulx retrata o amor entre dois vaqueiros do Oeste norte-americano e a forma que encontraram para lidar com o preconceito.
Informe-se sobre o evento.

"Nosso Lar - A Morada da Esperança" - Publicado desde a década de 1940 e psicografado pelo médium Chico Xavier, "Nosso Lar" mostra as impressões do espírito André Luiz da outra vida. Recém-chegado ao mundo espiritual, o médico apresenta o lugar onde os espíritos passam por estágio de recuperação e educação espiritual.
Informe-se sobre o evento.

"Alice Através do Espelho" - Segunda parte da história de Lewis Carrol, "Alice no País das Maravilhas", acompanha as aventuras da menina Alice no mundo do espelho. Lá, a protagonista encontra a Rainha de Copas e a Rainha Branca em uma disputa de xadrez. Nos palcos paulistanos, a história ganha ares modernos com blogs e internet.
Informe-se sobre o evento.

"Labirinto Kafka" - "O Processo", usado de inspiração para a peça, é considerado a obra-prima de Franz Kafka. Na trama, um respeitado funcionário de um banco tem sua vida alterada drasticamente após ser acusado de um crime, sem ser levado à prisão. O escritor tcheco fez parte da chamada Escola de Praga, cujos autores criavam romances baseados na realidade.
Informe-se sobre o evento

 
Voltar ao topo da página