Livraria da Folha

 
09/10/2010 - 08h14

Saia da rotina e transforme feijão em molho para peixe

da Livraria da Folha

Feijão com arroz é um prato tão comum para o brasileiro, que a expressão se tornou sinônimo de coisa rotineira. As variações encontram-se na chamada mistura, a carne ou salada que complementa o prato.

Divulgação
Aprenda a preparar pratos saudáveis na frigideira chinesa
Aprenda a preparar pratos saudáveis na frigideira chinesa

O feijão-preto, bastante utilizado na típica feijoada, pode ser de base para molho que acompanha linguado. A receita é parte do livro "200 Receitas Perfeitas para Fazer Wok", integrante da coleção "Culinária de Todas as Cores".

Wok é uma frigideira chinesa, amplamente difundida na culinária oriental. Seu formato permite preparar os alimentos rapidamente, seja cozinhando, fritando ou refogando. Como leva apenas alguns minutos na wok, a comida conserva as características e nutrientes naturais.

As chances das primeiras tentativas falharem ou do prato queimar são altas, mas o livro explica as técnicas que facilitarão o preparo. Uma das dicas, por exemplo, é preparar a frigideira antes para que a comida não grude.

Carnes de boi, cordeiro e porco; aves e ovos; peixes e frutos do mar; legumes, verduras e tofu; arroz e macarrão, são os tipos de receitas apresentados. Cada uma possui uma variação. No caso do linguado, pode ser substituído por frango.

Veja abaixo como preparar linguado com molho de feijão:

*

Linguado com molho de feijão

Divulgação

Rendimento:
4 porções

Preparo:
15 minutos

Cozimento:
25-30 minutos

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 25 g de gengibre em tiras
- 1 dente de alho picado
- 3 colheres (sopa) de feijão-preto cozido e escorrido
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de shoyu light
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 150 ml de saquê culinário
- 750 g de linguado cortado em dois
- 4 talos de cebolinha picados, mais um pouco para decorar
- 1 pimentão vermelho sem sementes e em tiras para decorar

Modo de Preparo
Aqueça o óleo na wok em fogo alto, até ficar bem quente. Frite o gengibre, o alho e o feijão por 2 minutos. Acrescente o suco de limão, o shoyu, o açúcar e o saquê culinário.

Coloque os pedaços de peixe na panela e ferva em fogo baixo por 20-25 minutos, até cozinharem por completo. Coloque as cebolinhas por cima e deixe alguns segundos mais.

Transfira os peixes para uma travessa ou sirva em quatro pratos. Decore com as tiras de pimentão e a cebolinha. Sirva imediatamente, acompanhado por macarrão de arroz, se desejar.

Variação:
Frango com molho de feijão-preto
Substitua o peixe por 750 g de peito de frango. Junte ao molho e mantenha no fogo por 15-20 minutos, até cozinhar por completo. Continue como na receita acima.

*

200 Receitas Perfeitas Para Fazer na Wok
Autora: Marina Filippelli
Editora: Publifolha
Páginas: 240
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página