Livraria da Folha

 
14/10/2010 - 22h01

Em ficção, Nobel traído se perde em fantasias sexuais em vez de salvar mundo

da Livraria da Folha

Divulgação
Cientista se perde em vivências mundanas em romance inglês
Cientista se perde em vivências mundanas em romance inglês
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Solar", do premiado escritor inglês Ian Mcewan, narra a bem-humorada e irônica história de um físico vencedor do prêmio Nobel, perdido em sua vida pessoal, enquanto a saúde do planeta declina frente às catástrofes climáticas.

O cientista é convidado para um comitê de intelectuais para pesquisar novas fontes de energia e melhorar o futuro do planeta. No entanto, suas preocupações estão focadas em fantasias sexuais, comidas e bebidas à vontade, e sua mulher, muito mais nova, que o traiu e o trocou por um pedreiro. Ele tenta entender o abandono, que o deixa maluco.

Comédia sobre o aquecimento global, novo livro de Ian McEwan chega ao Brasil

A loucura do protagonista chega ao ponto de ele invadir a casa do amante da ex-companheira para conseguir mais informações sobre o que se passou com sua relação.

Uma mudança drástica interrompe o clima de esbórnia e autocomiseração do intelectual, e ele passa a se dedicar às pesquisas com afinco. Descobre uma maneira de produzir energia renovável e limpa a partir do sol e da água. Mas, seu passado guarda eventos que irão ameaçar o recém-conquistado sucesso.

O escritor constrói sua narrativa extraindo o riso do clichê do politicamente correto e da paranoia climática assim como dos contrastes entre o ego assoberbado de um ganhador do prêmio Nobel e suas preocupações mundanas.

McEwan foi indicado seis vezes ao badalado Man Booker Prize e recebeu o prêmio em 1998 com o romance "Amsterdam" (esgotado).

Monte sua estante com obras de Ian McEwan

Leia trecho de "Solar"

*

"Solar"
Autor: Ian Mcewan
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 344
Quanto: R$ 40,80 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página