Livraria da Folha

 
11/10/2010 - 11h11

Conceito de "trauma" envolve castração sexual e violência gratuita na cultura

da Livraria da Folha

Divulgação
Insegurança e mudanças éticas destaca o trauma na cultura
Insegurança e mudanças éticas destaca o trauma na cultura

De origem grega, a palavra "trauma" adquiriu ao longo dos séculos uma variedade de compreensões. Na língua materna, seu sentido significava "ferida", e com a apropriação do termo, a medicina a usa para designar lesões causadas por fatores externos (como o traumatismo craniano, por exemplo), enquanto no campo da psique, condiz com experiências radicais que avançam no plano da memória com efeitos fantasiosos e de pânico.

No livro "Trauma", a psicanalista Ana Maria Rudge resgata os primórdios do uso da palavra e dedica sua escrita somente a exemplos de origem psíquica, dando atenção aos estudos iniciais de Freud e os desdobramentos que mesmo no terreno da psicanálise o termo sofreu.

"Trauma" é uma palavra que apresenta a curiosa característica de se manter a mesma em quase todos os idiomas do Ocidente. Apesar disso, a autora informa que seu conceito, muitas vezes, é compreendido de maneira equivocada.

As situações que podem desencadear o trauma são acidentes de trabalho, brigas, acidentes de trânsito e claro, as nuances do complexo de Édipo, elemento básico da teoria psicanalítica que fundamenta o avanço - traumático - da sexualidade humana, no conflito eterno entre desejo e castração.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"O trauma não é o acontecimento em si, mas o modo como esse acontecimento incide sobre o psiquismo de alguém e por ele é processado. Se as experiências de guerra fossem igualmente traumáticas para todos não haveria mercenários", comenta a autora.

Rudge retorna a Freud para lembrar das primeiras experiências do psicanalista com as nomeadas "histéricas", ao que os estudos e observações ao longo dos anos comprovaram que no caso destas pacientes, a histeria em si não tinha nenhuma relação com o campo físico, ou seja, os traumas por elas vividos eram de origem mental, resultado de fortes emoções. O livro avança e situa o conceito e os sintomas relacionados ao trauma até as estruturas modernas atuais.

*

"Trauma"
Autora: Ana Maria Rudge
Editora: Zahar
Páginas: 80
Quanto: R$ 16
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página