Livraria da Folha

 
26/10/2010 - 08h15

Prepare canapés de massa folhada com os segredos de chef profissional

da Livraria da Folha

O segredo da boa confeitaria está em massas bem preparadas. Doces ou salgadas, elas influenciam diretamente no sabor que o prato terá depois de pronto. Um recheio delicioso pode ser arruinado por uma base que esfarela, por exemplo.

Reprodução
Chef premiado revela os segredos para preparar diferentes massas
Chef premiado revela os segredos para preparar diferentes massas

O premiado chef Michel Roux aprendeu desde os 14 anos como preparar estas receitas. Agora, ele divide seus conhecimentos com experts e iniciantes em seus livros de culinária. "Receitas de Massas: Doces e Salgadas" é o mais recentemente deles.

Massa podre, folhada, doce enriquecida, de croissant, filo, de pizza ou brioche, entre outras, são ensinadas por Roux. Em cada explicação, o chef mostra como prepará-la de forma profissional. Depois de todos os tipos terem sido apresentados ao básico, ele convida aos cozinheiros a fazer pratos variados, do simples ao sofisticado.

Utilizando as massas ensinadas no livro, pode-se fazer Quiches Lorraine, Empanadas de Carne e Queijo, Tarte de Framboesa e Chocolate, Calzone, e muitas outras delícias.

Veja abaixo como preparar vieira e salmão com massa folhada:

*

Feuilletés de vieira e salmão tartare glaceados com açúcar

Reprodução

Rendimento: 4 porções

Observação: Versões em miniatura desses feuilletés rendem canapês perfeitos.

Ingredientes:
- 380 g de massa folhada clássica
- 120 g de açúcar refinado
- 240 g de filé de salmão sem pele
- 60 ml de azeite de oliva
- suco de 3 limões
- 5 g de pimenta-do-reino em grão esmagada
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 240 g de vieira fresca (aproximadamente 4 unidades de bom tamanho) limpa
- 15 g de cebolinha bem picada
- 1/2 pepino
- 4 ramos de endro
- 12 alcaparras
- 4 ramos de verbena-limão (opcional)

Modo de Preparo
Abra a massa sobre superfície levemente enfarinhada formando um retângulo de 5 mm de espessura. Com um cortador de massa de 10 cm, 4cm de profundidade, corte 4 discos. Espalhe o açúcar de maneira uniforme sobre a superfície de trabalho, coloque por cima um disco de massa e abra-o até atingir mais ou menos 12 cm de diâmetro. Coloque numa assadeira forrada com papel vegetal. Repita o procedimento com os outros 3 discos e leve à geladeira por 30 minutos.

Preaqueça o forno a 200ºC. Umedeça levemente uma assadeira com água fria. Coloque os feuilletés com o lado açucarado para cima na superfície de trabalho e apare com o cortador até atingir 10 cm. Com uma espátula, transfira-os para a assadeira e asse por 10 minutos.
Assim que a superfície estiver caramelizada e glaceada, reduza a temperatura do forno para 180ºC e deixe por mais 5 minutos. Coloque cuidadosamente os feuilletés numa grelha com o auxílio de uma faca.

Para o salmão tartare, corte-o em cubos de 3 mm e deixe em um recipiente com 40 ml de azeite de oliva, metade do suco de limão, metade da pimenta em grão esmagada e sal a gosto. Sacuda para misturar bem. Para a vieira tartare, corte-a em cubos de 3 mm e ponha em outro recipiente com o restante do azeite de oliva, do suco de limão e pimenta-do-reino e a cebolinha. Tempere com sal e sacuda para misturar. Deixe os tartares marinando por
10 minutos.

Enquanto isso, elimine a casca e as sementes do pepino e corte-o em longas tiras à juliana.
Divida em 4 porções e enrole cada uma delas com um garfo formando um ninho.
Ponha os feuilletés em pratos individuais. Com uma colher, acomode a vieira tartare no centro de cada um deles, acrescente o salmão tartare e adicione um ramo de endro. Coloque um ninho de pepino ao lado e guarneça com alcaparras e a verbena, se for usá-la. Sirva em seguida como entrada.

*

Receitas de Massas: Doces e Salgadas
Autor: Michel Roux
Editora: Larousse
Páginas: 304
Quanto: R$ 59,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página