Livraria da Folha

 
08/03/2010 - 21h25

De vampiros a princesas, mulheres são responsáveis por sagas de sucesso

da Livraria da Folha

Divulgação
Stephenie Meyer e outras escritoras fazem sucesso entre adolescentes e jovens adultos
Stephenie Meyer e outras escritoras fazem sucesso entre adolescentes e jovens adultos

Recentemente, vampiros adolescentes tem ocupado muitos títulos nas livrarias. O sucesso, iniciado com "Crepúsculo" de Stephenie Meyer, estendeu-se para outras sagas como "Diários do Vampiro" de L. J. Smith.

E são mulheres que respondem por estas séries de livros que encantam adolescentes e jovens adultos, mesmo que alguns não sejam mais tão jovens. Meg Cabot e seus "Diário da Princesa", mais outros títulos como "Garoto Encontra Garota" e "Sorte ou Azar?", conquistaram tratamento de estrela em sua passagem na Bienal do Rio de 2009. Fãs disputavam um momento que fosse de atenção da escritora.

Charlene Harris, autora de "True Blood", viu o sucesso chegar quando teve os direitos de adaptação adquiridos pela HBO e viu sua série de vampiros transformada em sucesso, com Anna Paquin como a heroína Sookie Stackhouse. P. C. Cast e Kristin Cast também conquistaram seu momento na lista de mais vendidos do "The New York Times" com "House of Night" e o misto de vampiros e magia.

Seguindo na linha das adaptações, Cecily Von Ziegesar conquistou ainda mais leitores após ter "Gossip Girl" transformada em seriado pelo canal norte-americano CW, o mesmo responsável pela adaptação dos livros de L. J. Smith com "The Vampire Diaries".

A precursora da badalação e das filas aguardando o momento de lançamento do título foi J. K. Rowling. Com os sete volumes de Harry Potter, a escritora chegou a figurar entre as mulheres mais ricas da Grã-Bretanha e conquistou uma faixa etária que havia abandonado a leitura.

 
Voltar ao topo da página