Livraria da Folha

 
22/03/2010 - 11h09

Milton Leite inclui biografia de Ronaldo em lista de livros essenciais sobre futebol

JULIANA FARANO
colaboração para a Livraria da Folha

Fotomontagem Folha Online
Milton Leite acaba de lançar pela Editora Contexto livro sobre craques brasileiros
Milton Leite acaba de lançar pela Editora Contexto livro sobre craques brasileiros

Entre os dez livros sobre futebol indicados pelo jornalista Milton Leite, estão biografias de craques como Ronaldo e Garrincha, críticas e acusações à Fifa e crônicas de Nelson Rodrigues e Armando Nogueira. Tem um pouco de tudo. Nada mais justo, já que o que acontece dentro das quatro linhas é a mistura de todas essas coisas --talento, dinheiro, marketing, imprensa e história.

O narrador e comentarista da Sportv, que diz ser apaixonado por esporte desde criança, considera a literatura como parte fundamental na preservação da memória do futebol.

"Muita gente que torce pela seleção hoje, não faz idéia de quem foi Nilton Santos, da importância do Zagallo, de como Vavá foi fundamental em duas Copas ou da missão de Amarildo de substituir Pelé em 19. Os livros contam essas histórias e mantêm vivas essas lembranças", afirma.

Leite acaba de lançar "As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos" (Editora Contexto, 2010) e, a pedido da Livraria da Folha, indicou 10 obras essenciais para entender o futebol e resgatar casos e craques de outrora. "Não se constrói futuro sem respeito e reverência ao passado", conclui. Veja abaixo a seleção do autor.

*

Divulgação
Escritor narra a trajetória de um dos maiores ídolos do futebol
Escritor narra a trajetória de um dos maiores ídolos do futebol

"Estrela Solitária" -
Como biógrafo de um dos maiores craques do futebol brasileiro, Ruy Castro alçou o esporte nas prateleiras mais nobres da literatura. O livro, elogiado não só por quem vive no universo da bola, como também por acadêmicos das letras, destrincha desde a infância pobre de Garrincha até seus últimos momentos de vida. Para escrever o relato cheio de alegrias, glórias, tragédias e dramas, o autor fez cerca de 500 entrevistas com 170 pessoas que conviveram de perto com o mito, que conquistou pela seleção brasileira as Copas de 1958 e 1962.

"Como Eles Roubaram o Jogo" - O jornalista inglês David Yallop questiona neste livro a gestão de João Havelange à frente da Fifa. Ele faz uma crítica à organização investigando as transformações que aconteceram no futebol nas décadas de 1980 e 1990. O esporte, que antes era quase amador, transformou-se em uma das maiores indústrias do mundo, movimentando bilhões de dólares em salários, materiais esportivos e direitos de transmissão. O autor tenta mostrar os métodos escusos para conseguir cargos e fechar negócios que se passam por trás da fachada alegre do esporte.

Divulgação
Jornalista usa o futebol para traçar um panorama histórico do país
Jornalista usa o futebol para traçar um panorama histórico do país

"O Futebol Explica o Brasil" - De esporte de elite a entretenimento das massas; do amadorismo ao profissionalismo; dos salários modestos à globalização-exportação; o uso político do esporte e o uso da política pelo esporte. Quando se estuda futebol no Brasil, não se fala "só" de um jogo, mas da própria história do país, emaranhada com a evolução nas quatro linhas do campo. Neste livro, o jornalista e historiador Marcos Guterman narra os acontecimentos do último século no Brasil, mas principalmente mostra como política, economia, sociedade e futebol estão muito mais associados do que costumamos imaginar. Assim, o esporte mais popular do mundo, se lido corretamente, consegue explicar o Brasil.

"A Ginga e o Jogo" - Um dos grandes mestres da crônica esportiva brasileira faz um bate-bola com seus leitores. Neste livro, Armando Nogueira explora o fascínio de 14 Copas do Mundo, fala da raça do torcedor, da disputa dos clubes e da grandiosidade das Olimpíadas. O autor revela confissões, faz comentários críticos e conta história curiosas e divertidas, daquelas que só um jornalista que se tornou referência no universo de saques, dribles, toques e pênaltis pode ter.

Divulgação
Mergulhe nas glórias e nos dramas da vida de Ronaldo, o Fenômeno
Mergulhe nas glórias e nos dramas da vida de Ronaldo, o Fenômeno

"Ronaldo: Glória e Drama no Futebol Globalizado" - O Fenômeno, que hoje encanta a fiel torcida corintiana, tem muita história para contar. Os altos e baixos de sua carreira e de sua vida pessoal renderam manchetes para a imprensa na mesma proporção que abalaram, seja de forma negativa ou positiva, parte da população brasileira que tem no futebol uma de suas maiores paixões. Afinal, o que realmente aconteceu com o craque antes da final da Copa de 1998? Como o jogador, dado como acabado para o futebol, conseguiu, quatro anos depois, ressurgir e conquistar o mundo? Essas e outras perguntas são respondidas na biografia escrita por Jorge Caldeira.

"O Negro no Futebol Brasileiro" - Mario Filho, o irmão de Nelson Rodrigues que dá nome ao Maracanã, faz neste livro um retrato primoroso da relação dos negros com o futebol brasileiro. Esta edição traz, além de um caderno especial --inserido em papel diferenciado e sem numeração em que o jornalista Mario Neto conta a trajetória de seu avô, o autor do livro-- fotos de alguns dos primeiros craques negros e mulatos do futebol nacional, com perfis assinados pelo historiados Gilberto Agostino. A imagem de capa é do artista plástico Rebolo, que também atuou nos gramados e que, como pintor já conhecido, traçou de forma pioneira na arte uma cena de jogadores de futebol.

"Como o Futebol Explica o Mundo" - Nesse trabalho de reportagem perspicaz e de amplo alcance, Franklin Foer conduz os leitores em uma surpreendente turnê pelo mundo do futebol, derrubando no caminho os mitos da nova era global. Do Brasil à Bósnia e da Itália ao Irã, sua crônica revela como o belo esporte e seus fanáticos seguidores podem iluminar as linhas defeituosas de uma sociedade, sejam elas a pobreza, o anti-semitismo ou o islamismo radical. Com personagens pitorescos e humor refinado, o livro ajuda a entender a época turbulenta em que vivemos por meio do que acontece dentro das quatro linhas.

Divulgação
Obra reconstitui 73 anos de um dos maiores nomes do futebol brasileiro
Obra reconstitui 73 anos de um dos maiores nomes do futebol brasileiro

"João Saldanha: Uma Vida em Jogo" - Jogador, treinador, torcedor fanático do Botafogo e jornalista esportivo. João Saldanha foi tudo isso e marcou a história do futebol no Brasil. Neste livro, o jornalista André Iki Siqueira reconstitui os 73 anos da vida de um dos maiores comentaristas do país. O autor fala da personalidade, da carreira, das brigas, dos debates e das frases antológicas que ficaram marcadas na trajetória do esporte mais popular do Brasil.

"Futebol: O Brasil em Campo" - Alex Bellos e um jornalista inglês que foi correspondente do "Guardian" e do "Observer" no Rio de Janeiro. Na obra, ele pontua sua visão de "gringo" sobre o que há de mais popular no país: o futebol. O autor descreve um completo panorama do alcance do esporte no Brasil e abrange desde o futebol de botão até a complexa trama dominada pelos cartolas.

"A Pátria em Chuteiras" - Lançado em 1994 pela Companhia das Letras --e atualmente esgotado-o livro é uma coletânea de crônicas de Nelson Rodrigues que datam até 1978 e explicam como a população brasileira lidava com as glórias e derrotas do futebol da época. Para conhecer mais sobre a literatura esportiva do cronista e dramaturgo, vale ler também "O Berro Impresso das Manchetes".

 
Voltar ao topo da página