Livraria da Folha

 
20/04/2010 - 12h43

Almanaque reúne informações sobre todos os jogos da história das Copas do Mundo

JULIANA FARANO
da Livraria da Folha

Você sabia que o jogador mais alto que já atuou em uma Copa do Mundo foi Jan Koller, da República Tcheca? Conhece a história do cachorro que invadiu o jogo do Brasil contra a Inglaterra, em 1962, e que deu um verdadeiro baile no habilidoso Garrincha? E a do árbitro Jan Langenus, que entre suas exigências para apitar a final de 1930, estava um seguro de vida?

Divulgação
Almanaque traz todos os jogos já realizados nas Copas do Mundo
Almanaque traz todos os jogos já realizados nas Copas do Mundo

Esses e outros casos curiosos foram reunidos pelo jornalista Lycio Vellozo Ribas em "O Mundo das Copas", lançamento do selo Lua da Papel, da editora Leya.

A principal característica do almanaque é a ausência de um foco específico. "Sempre fui apaixonado por futebol e, como torcedor, sentia falta de um livro que compilasse o maior número possível de dados sobre a Copa do Mundo", revela o autor.

Diferente da maioria das publicações do gênero que circulam pelo mercado editorial, a de Lycio não se restringiu a exaltar somente as glórias da seleção canarinho e de outras equipes campeãs, ou então a cornetar os "hermanos" argentinos e dar destaque às grandes polêmicas das competições.

No livro, que conta com prefácio de Tostão, cada edição do Mundial ganhou seu próprio capítulo, inclusive a deste ano, com um panorama do planejamento feito pela África do Sul, a relação de todos os jogos das eliminatórias e os países classificados.

Reprodução
Com ilustrações de sua autoria, o jornalista recuperou imagens dos jogadores e uniformes das seleções
Com ilustrações de sua autoria, o jornalista recuperou imagens dos jogadores e uniformes das seleções

O autor relacionou todas as partidas já disputadas nos 80 anos do torneio. Ele relata o placar, descreve as jogadas e dá informações técnicas, como número de cartões amarelos e vermelhos, tempo de jogo e escalações. Além disso, ao final de cada capítulo, o jornalista escala sua seleção ideal daquele ano.

A parte intitulada "A Copa em números" traz curiosidades, recordes e momentos históricos da competição. Entre infográficos que desenham a estatura de alguns jogadores e listas das maiores goleadas, viradas e cenas insólitas, o livro reconstitui a magia que envolve o futebol e proporciona uma viagem que começa em 1930, no Uruguai, e não tem data para acabar.

"A ideia é atualizar a publicação durante a Copa e, eventualmente, lançar um novo complemento, mas isso vai ficar a cargo da editora", conta.

Expectativas para a África do Sul

Para chegar ao resultado final --dois quilos de informação-o autor começou a pesquisa em 2004. Ele vasculhou dados oficiais da Fifa, informações disponíveis na internet, jornais da época, livros, revistas, documentários e filmes.

Divulgação
Lycio Velloso exibe uma pequena parte de sua vasta coleção de camisas de seleções e veste a preferida, a da seleção brasileira
Lycio Velloso exibe uma pequena parte de sua vasta coleção de camisas de seleções e veste a preferida, a da seleção brasileira

"O livro só foi finalizado mesmo em 2010, e tem, inclusive, dados bem recentes, como o tiro levado pelo atacante paraguaio Cabañas e a jogada em que Thierry Henry toca a bola com a mão e classifica a França para a Copa", diz.

Sobre o Mundial deste ano, na opinião de Lycio, tem tudo para dar Brasil e Espanha entre os finalistas. "Se os dois terminarem em primeiro lugar nos seus respectivos grupos, eles vão se encontrar só na final. Atualmente, são as melhores seleções".

Engrossando o coro de muita gente, o jornalista diz que se fosse técnico da seleção brasileira convocaria o santista Neymar e Ronaldinho Gaúcho. O autor de "O Mundo das Copas", no entanto, não deixa de elogiar o trabalho de Dunga. "Ele tem uma coisa que poucas pessoas levam em conta, que é o convívio com os jogadores, saber com quais deles pode contar", afirma.

*

"O Mundo das Copas"
Autor: Lycio Vellozo Ribas
Editora: Lua de Papel
Páginas: 608
Quanto: R$ 69,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página