Home > Em cima da hora > Futebol

No sufoco, Brasil vira jogo e se classifica para as semifinais

19/09/2000 - 05h21

da Folha de S.Paulo

A seleção brasileira feminina venceu a Austrália por 2 a 1, de virada, classificou-se para as semifinais dos Jogos de Sydney e continua na luta pela medalha de ouro.

Raquel e Kátia Cilene fizeram os gols das brasileiras, que esperam a rodada de amanhã para conhecer sua adversária na próxima etapa da competição.

Com o resultado, a seleção brasileira no mínimo igualou sua campanha em Atlanta-96, quando acabou a competição em quarto lugar.

Como o Brasil ficou em segundo lugar no grupo, com seis pontos, o time de Zé Duarte enfrentará a primeira do Grupo F. China e Estados Unidos lideram, com quatro pontos, mas as asiáticas levam vantagem nos gols pró (quatro contra três). Em seguida, vem a Noruega, com três pontos.

Na rodada de amanhã, as norte-americanas, favoritas ao título, pegam a Noruega, enquanto a China enfrenta a já eliminada Nigéria.

A Alemanha, que venceu a Suécia por 1 a 0, ficou em primeiro lugar no Grupo E, com nove pontos.

As brasileiras tiveram dificuldades para vencer as "matildas", como são conhecidas as jogadoras australianas de futebol. Sem criatividade, pelo menos no primeiro tempo, o time de Zé Duarte teve que contar com as falhas das zagueiras rivais para garantir a classificação.

O jogo começou morno, com poucas oportunidades de gol de lado a lado. A primeira e única chance real das brasileiras aconteceu aos 17min, em cobrança de falta de Cidinha. A goleira Wheeler fez boa defesa.

As donas da casa tiveram três oportunidades, aos 8min, com Fergunson, aos 10min, com Black, e aos 30min, quando Duss recebeu belo lançamento, dominou livre dentro da área e bateu fraco, nas mãos de Andréia.

Aos 33min, as "matildas" abriram o placar, no mais bonito gol dos Jogos até agora. A atacante australiana deu um "chapéu" em uma zagueira rival, driblou Tânia e bateu cruzado, sem defesa para Andréia.

Após o gol, o time de Zé Duarte, que já não vinha bem, perdeu o controle.

As brasileiras não conseguiam criar uma jogada sequer, e a Austrália administrava o resultado que lhe garantia a classificação para a semifinal.

No segundo tempo, o Brasil voltou melhor e parecia mais "ligado" no jogo. A entrada de Maycom no lugar da apagada Rosana fez com que as jogadas começassem a ser criadas.

Aos 10min, as brasileiras aproveitaram falha grotesca da zaga rival para fazer seu gol. A goleira Wheeler tentou sair jogando, tocou para uma zagueira na "fogueira", e a bola sobrou para Raquel, que, da intermediária, bateu para o gol vazio, encobrindo Wheeler.

Foi o segundo gol de Raquel nos Jogos de Sydney _ela já havia marcado na partida contra a Alemanha.

O gol animou as visitantes, e a virada veio nove minutos depois.
Formiga roubou bola no ataque e lançou para Kátia Cilene, que invadiu a área e bateu de "bico", cruzado, colocando o Brasil à frente no placar.

Depois de virar o placar, as brasileiras tiveram duas excelentes chances de definir o placar, mas acabaram desperdiçando.

As australianas ainda chegaram a empatar, mas o gol foi anulado. Na comemoração um homem, ainda não identificado, invadiu o gramado nu.


AUSTRÁLIA
1
Wheeler; Salisbury, Alagich, Tann-Darby e Starr; Forman, McShea (Golebiowski), Black (Garriock) e Duus (Wilson); Fergunson e Hughes
Técnica: Chris Tanzey

BRASIL
2
Andréia; Simone Jatobá, Juliana, Tânia e Rosana (Maycom); Cidinha, Daniela Alves, Raquel (Formiga) e Sissi (Roseli); Pretinha e Kátia Cilene
Técnico: Zé Duarte

Estádio: Sydney Stadium, em Sydney
Juíza: Vibeke Karlsen
Cartões amarelos: Duss e Alagich (A); Kátia Cilene (B)
Gols: Hughes, aos 33min do primeiro tempo; Raquel, aos 10min, e Kátia Cilene, aos 19min do segundo tempo



Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
01/10/2000
19h27 CBF deve nomear interventor nesta segunda-feira

19h24 Scolari recusa convite para assumir a seleção

13h37 Seleção feminina de futebol desembarca em clima de crise

00h25 Confira algumas das frases polêmicas de Luxemburgo

00h15 Primeiro escândalo da carreira de Luxemburgo foi anterior à seleção

00h13 Luxemburgo não se destacou como jogador

00h09 Veja quais são os próximos jogos do Brasil nas eliminatórias

00h04 "Era Luxemburgo" só teve sucesso contra rivais insignificantes

00h02 Veja a cronologia completa da "era Luxemburgo"

30/09/2000
22h40 Campeões olímpicos devem formar base da Copa

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.