Home > Em cima da hora > Outros Esportes

Confira os maiores fracassos de Sydney-2000

01/10/2000 - 11h59

da Folha Online

Confira os maiores fracassos de Sydney-2000.

SELEÇÃO ITALIANA DE VÔLEI
Pela terceira vez consecutiva, o vôlei masculino da Itália entrou na Olimpíada como favorito e saiu sem o ouro. Equipe mais vencedora dos anos 90, os italianos ganharam todos os títulos do vôlei mundial, menos a medalha olímpica. Depois dos fracassos em Barcelona-92, derrotados nas quartas-de-final, e de Atlanta-96, quando ficaram com a prata, os italianos sucumbiram à 'maldição olímpica' e perderam na semifinal para a Iugoslávia. Restou o consolo do bronze, após vitória sobre a Argentina.

ATLETISMO
Sydney viu uma das piores competições de atletismo da história olímpica. Apenas 6 recordes olímpicos foram quebrados e nenhum recorde mundial _igualando Londres-48. Na prova dos 200 m, o vencedor, o desconhecido grego Konstantinus Kenteris, levou o ouro com o pior tempo dos quatro últimos campeões.

NATAÇÃO FEMININA DA CHINA
Depois de impressionar o mundo com nove medalhas, quatro de ouro, nos Jogos de Barcelona-92, a natação feminina da China completou a sua total decadência. Piorou o desempenho de Atlanta-96, onde venceu seis medalhas, sendo uma de ouro. Em Sydney-2000 nas mágicas piscinas do Aquatic Centre, as chinesas não levaram nenhuma medalha sequer.

TÊNIS AUSTRALIANO
Anunciado como o "time dos sonhos" o tênis mundial, a equipe de Patrick Rafter, Lleyton Hewitt, Mark Philippoussis e Andrew Illie começou o torneio disposta a levar todas as três medalhas de simples. Já na primeira fase Hewitt e Illie foram eliminados. Rafter caiu na segunda. E Philippoussis perdeu para o russo Ievguêni Kafelnikov, que seria o campeão, na terceira. A dupla mais vencedora da história, Mark Woodforde e Todd Woodbridge, chegou à final tentando lavar a alma da torcida australiana, mas perdeu o ouro para os canadenses Sebastien Laureau e Daniel Nestor.

TRIATLETAS AUSTRALIANOS
Com 8 dos 15 primeiros triatletas do ranking mundial masculino, os australianos se esforçaram para promover a estréia da modalidade em Olimpíadas. Mas decepcionaram. Nenhum dos três competidores locais levou medalha. No feminino, Michellie Jones, líder do ranking, sustentou a primeira colocação até os últimos metros, mas foi ultrapassada pela suíça Brigitte McMahon e ficou com a prata.

4 X 100 FEMININO DOS EUA
Contando com a vencedora dos 100 m rasos, Marion Jones, a equipe norte-americana perdeu a prova, após quatro ouros seguidos em Jogos Olímpicos. Na final, na última passagem do bastão, Nancee Perry e Marion Jones se atrapalharam e quase o deixaram cair. Foram superadas por Bahamas (ouro) e Jamaica (prata).

ALEXANDRE KARENIN
O "urso siberiano" Alexandre Karenin, que nunca havia perdido uma luta internacional, foi derrotado pela primeira vez em 13 anos, justamente na final da greco-romana. O russo perdeu para o norte-americano Rulon Gardner e perdeu a chance do tetracampeonato olímpico.

ANDREEA RADUCAN
Andreea Raducan, 16, conseguiu o primeiro ouro nos exercícios combinados individuais da ginástica artística para a Romênia desde o mito Nadia Comeneci. E repetiu o metal na disputa por equipes e ainda foi prata no salto sobre o cavalo.

Um dia depois o escândalo: Andreea foi pega no exame antidoping, com resultado positivo para efedrina _o primeiro caso de uso de substância proibida na modalidade. A ginasta havia tomado um antigripal, por recomendação do médico da equipe.

Perdeu a medalha de ouro individual, mas manteve as demais. Seu médico foi expulso da delegação. A Romênia manteve o ouro, pois a medalha foi 'herdada' pela vencedora da prata, Simona Amanar.


Leia mais:

Confira algumas das melhores frases dos Jogos Olímpicos


Rússia se aproxima dos EUA, revivendo a antiga rivalidade bélica


Confira as maiores rivalidades da Olimpíada 2000


Confira os grandes heróis da Olimpíada de Sydney


Confira alguns fatos inéditos


Veja as melhores imagens da Olimpíada 2000


Nunca o Brasil foi tão favorito e nunca foi tão vice



Leia também:

Saiba quem já subiu ao pódio em Sydney


Confira o quadro de medalhas

Leia mais notícias sobre Sydney-2000 na Folha Online

Comente essa notícia nos Grupos de Discussão da Folha



Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
16/10/2000
17h14 Veja a cronologia das medalhas conquistadas pelo Brasil

17h13 Confira como os brasileiros favoritos ao ouro foram derrotados

17h12 Confira os fracassos e frustrações do Brasil em Sydney

05/10/2000
19h10 Búlgaros irão processar empresa farmacêutica por provocar doping

18h56 Sucessor na presidência do COI ainda é uma incognita

18h31 Veja cronologia de Samaranch à frente do COI

18h18 Sydney-2000 põe fim à era Saramaranch

17h00 Samaranch pede mudança na legislação da UE para esportes

16h58 Presidente do COI diz que 11 entre 3.600 antidopings deram positivo

04/10/2000
18h20 Camarões arranca empate contra a França em amistoso

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.