Home > História > Sydney-2000



  • ESTILO CACHORRINHO
    Eric Moussambani se tornou o grande anti-herói da Olimpíada ao nadar os 100 m livre. O atleta da Guiné Equatorial aprendeu a nadar em janeiro e fundou a federação de seu país para ganhar um convite do COI para disputar os Jogos. Em sua eliminatória, teve que apelar para o estilo “cachorrinho” para conseguir completar o percurso _nunca havia entrado em uma piscina oficial. Com 1min52s72, fez o pior tempo da história, inferior até do que o obtido pelo húngaro Alfred Hajos na primeira edição, em Atenas-1896.

  • RIVAIS NA QUADRA, AMANTES FORA
    Uma das maiores rivalidades do handebol feminino, Noruega e Dinamarca se enfrentaram na primeira fase, com vitória da primeira por 19 a 17. Em quadra, estavam a norueguesa Mia Hundvin, 23, e a dinamarquesa Camila Andersen, 27, que são casadas há três anos. No final, porém, o ouro ficou com a Dinamarca, e o bronze, com a Noruega. As duas enviaram um protesto ao COI por a história das competidoras ter sido omitida na “biografia dos atletas”. A entidade voltou atrás.

  • CAI UM TABU
    A tenista norte-americana Venus Williams, 20, conquistou no ano 2000 os títulos de Wimbledon, o Aberto dos EUA e o ouro olímpico. E mais, Venus quebrou um tabu de 76 anos e venceu em simples e duplas (com a irmã Serena). A última tenista a realizar a façanha havia sido sua compatriota Helen Mills, em Paris-1924.

  • O MELHOR SUL-AMERICANO
    A Colômbia terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas entre os países do continente, com um ouro _seu primeiro da história em Olimpíadas_ da halterofilista Maria Isabel Urrutia, na categoria até 75 kg.

  • QUEDA DE OSCAR
    O ala australiano Andrew Gaze completou 40 partidas olímpicas e bateu o recorde do brasileiro Oscar Schimidt, 38. Ambos disputaram cinco edições.

  • A MAIOR DO ATLETISMO
    A norte-americana Marion Jones, 24, tornou-se a maior medalhista do atletismo em uma única edição dos Jogos ao conquistar cinco medalhas: ouro nos 100 m, 200 m e 4 x 400 m rasos e bornze no 4 x 100 m e no salto em distância.

  • CINCO VEZES OURO
    O britânico Steve Redgrave, 38, campeão no quatro sem em Los Angeles-1984 e no dois sem em Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996, chegou a seu quinto título olímpico, novamente no quatro sem.



    Destaque
  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
    É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.