INFORME PUBLICITÁRIO quinta-feira, 01 de julho de 2004
Página inicial

Modelos: Competição saudável

Novidades: Revolução no mercado

Escolha: Necessidades definem a compra

Fotos: Os passos para a qualidade

Turismo: Reviva sua viagem

Manutenção: Conserve seu patrimônio

Aperfeiçoamento: Do lazer à profissão

Fotografe suas férias

FOTOS

Os passos para a qualidade

É possível tirar boas fotografias seguindo dicas de profissionais

Ajustar a máquina corretamente no momento de tirar as fotos é fundamental para garantir o melhor resultado

Com a adoção de medidas simples, é possível aumentar a qualidade das fotografias. O primeiro cuidado deve ser com o equipamento. "Ele tem de ser guardado corretamente e estar sempre limpo, evitando-se, por exemplo, o contato com gordura", cita o fotógrafo Guilherme Bessa. Outra dica para conseguir boas fotos é ainda mais simples, além de prazerosa: praticar. "É preciso fotografar muito, ir aprimorando o olhar", diz a coordenadora da área de Fotografia do Senac, Rosana Benetton. Segundo ela, a autocrítica é importante para conquistar melhores resultados. "É interessante olhar a foto e analisar o que poderia melhorar", acrescenta.

Planejar as fotos também ajuda. Isso significa pensar no que vai ser fotografado, avaliar o horário mais adequado para isso e relacionar os recursos que serão necessários para, assim, escolher o filme certo e os equipamentos de suporte, como tripé, por exemplo.

A seleção do filme, aliás, é um dos passos mais importantes: deve-se procurar material de boa qualidade e levar em conta sua utilização. Outra consideração relaciona-se ao ambiente onde serão tiradas as fotos. "Se for um local muito claro, como na neve, é melhor usar filmes de ASA 100. Já se o ambiente tiver menos luminosidade, o mais adequado é optar por ASA 400 ou ASA 800", recomenda Bessa. A ASA é o indicador de sensibilidade do filme à luz. Quanto maior ela for, menor a exigência de claridade.

A luz natural também deve ser considerada de acordo com o objetivo da foto. A menos que a idéia seja tirar uma foto com silhueta, deve-se evitar batê-la contra o sol. Para obter fotografias mais brilhantes e nítidas, o sol deve estar atrás do fotógrafo. Os melhores períodos para fotografar com luz natural são de manhã e no final da tarde. Nos momentos de sol forte há muito contraste (claros e escuros), o que pode fazer com que um rosto, por exemplo, fique sombreado.

No caso de insuficiência de luz, o flash costuma ser um recurso empregado para supri-la. É importante ler o manual de instrução da máquina --e do flash, caso ele não seja embutido-- para usá-lo da melhor forma. Nas pequenas câmeras, os flashes costumam ter alcance de um a quatro metros. Respeitar essa condição é fundamental para garantir a qualidade.

A Associação Brasileira da Indústria de Material Fotográfico e de Imagem (www.abimfi.org.br) também dá algumas dicas. No momento de fotografar, a posição ao segurar o equipamento pode interferir no resultado final. É preciso manter-se firme, para evitar que a foto saia tremida. Para isso, deve-se segurar a câmera com as duas mãos, manter os braços próximos do corpo e apertar o disparador com suavidade.

Quem vai fotografar também deve se aproximar do tema ou objeto a ser fotografado. Ele deve ocupar pelo menos um terço da área visualizada na máquina. O fotógrafo deve ainda pensar na melhor forma de fotografar para conseguir transmitir, com a imagem, a sensação que deseja.

O fundo em uma foto também pode ser um empecilho. Antes de clicar é preciso verificar o local e procurar tirar de campo qualquer elemento capaz de desviar a atenção do objeto principal, procurando deixar o tema central em destaque, sem interferências.

Outra boa dica é tirar fotos sem pose, em momentos de descontração. As pessoas devem estar à vontade, relaxadas. Quando a foto é tirada sem posar, ela costuma ficar mais bonita e interessante, uma vez que permite capturar os sentimentos daquele instante.

Para buscar o melhor ângulo, vale tudo: ajoelhar, deitar, etc. O importante é usar a imaginação para mostrar aquilo que se deseja da melhor forma possível.

Mas de nada adianta o esforço para tirar uma boa fotografia se o trabalho de revelação do filme não for feito com qualidade. "Uma revelação malfeita pode acabar com a magia do momento registrado e não há o que compense isso", diz Bessa. Assim, procurar um laboratório de confiança é outra medida importante para a satisfação do fotógrafo.