INFORME PUBLICITÁRIO quinta-feira, 01 de julho de 2004
Página inicial

Modelos: Competição saudável

Novidades: Revolução no mercado

Escolha: Necessidades definem a compra

Fotos: Os passos para a qualidade

Turismo: Reviva sua viagem

Manutenção: Conserve seu patrimônio

Aperfeiçoamento: Do lazer à profissão

Fotografe suas férias

MANUTENÇÃO

Conserve seu patrimônio

Procedimentos simples ajudam a prolongar a vida útil das câmeras

As máquinas fotográficas são compostas de peças e microcircuitos delicados, que requerem cuidados especiais. A conservação dos equipamentos é simples e, seguindo algumas recomendações básicas, é possível prolongar a vida útil deles. O gerente de vendas da T.Tanaka --autorizada da Nikon no Brasil--, Francisco Tadeu, dá algumas dicas úteis para isso. Confira.

1. Guarde a máquina fotográfica em um recipiente próprio, como um estojo ou uma maleta, em local seco e fresco. Quando expostas à umidade, as lentes se tornam ambientes propícios para a proliferação de fungos.

2. Ao utilizar máquinas fotográficas em praias ou dunas, sobretudo as digitais, procure envolvê-las em plástico, pois a areia pode travar os mecanismos eletrônicos do aparelho.

3. Sempre desligue a máquina antes de colocar ou retirar o cartão de memória, no caso das digitais. Por ser um circuito elétrico, a placa pode causar um curto caso o aparelho esteja ligado, ocasionando a perda de todas as fotos que estiverem armazenadas.

4. Os dispositivos e microcircuitos da máquina digital são extremamente sensíveis. Por isso, é importante ter cuidado ao abrir compartimentos, colocar pilhas ou baterias, para não causar danos à memória do aparelho.

5. As máquinas digitais consomem bastante energia. Uma boa alternativa para economizar dinheiro na compra de pilhas é optar pelas recarregáveis.

6. Periodicamente, faça uma limpeza externa na máquina, sempre com o auxílio de uma bombinha de ar e um pano macio. Fique atento às lentes, pois são muito frágeis e arranham facilmente.

7. Para limpezas internas e diante de possíveis defeitos, não tente abrir a máquina por conta própria, pois poderá danificá-la. Procure o auxílio de uma assistência técnica. Na maioria das vezes, os serviços simples não são cobrados.

8. A maioria das máquinas fotográficas possui certificado de garantia de um ano. Para assegurar esse serviço, é importante ter sempre à mão a nota fiscal do produto, assim como seu manual de instruções. As empresas de assistência técnica não estão autorizadas a prestar serviços para usuários que não possuam recibo de compra e manual original.

Momentos bem guardados

Assim como os equipamentos, as fotografias e os negativos devem ser bem conservados para que os registros dos momentos especiais vivenciados em uma viagem, por exemplo, não se percam. O principal cuidado, apontado pelo fotógrafo Guilherme Bessa, é manter o material longe da umidade. Para isso, segundo ele, o mais adequado é guardá-lo em caixas de metal. Ainda assim, se o ambiente for úmido demais, o profissional recomenda, como reforço, a instalação de um desumificador. Quanto aos negativos, não devem ser enrolados, mas guardados sem dobras e separados por plástico em tiras de quatro. Outra dica do fotógrafo é nunca manusear fotos e negativos colocando os dedos sobre as imagens, já que a gordura do corpo provoca marcas que, embora possam ser removidas, danificam o material. Quanto aos filmes, devem ser mantidos em locais secos, frescos e longe de verniz e formol. Temperaturas elevadas podem danificá-los ou até alterar as cores das fotos. Ao adquiri-los, além de estar atento à data de validade deles, é preciso também considerar o número de fotos que se deseja tirar num período curto. Isso porque não é aconselhável deixar o filme por muito tempo dentro da máquina. O ideal é enviá-lo para a revelação num prazo de até 45 dias depois do uso.