Reuters
27/11/2002 - 09h30

Fidel Castro cria as Olimpíadas Nacionais de Cuba

da Reuters, em Havana

Com banda de música, fogos de artifício e a presença de 30 mil pessoas, o presidente cubano, Fidel Castro, abriu na noite de ontem os Jogos Olímpicos Nacionais de Cuba.

Cerca de 1.500 atletas disputarão 337 provas de 33 modalidades ao longo de 15 dias. A Olimpíada foi organizada depois que Cuba decidiu não disputar os Jogos Centro-Americanos e Caribenhos, em El Salvador, por motivos de segurança.

Reuters
O escritor colombiano García Marquez (esq.) e o presidente cubano, Fidel castro, durante abertura dos Jogos Olímpicos Nacionais de Cuba, ontem



Fidel disse que os salvadorenhos foram cúmplices de um atentado terrorista contra Cuba e não tinham condições de garantir a segurança dos atletas do país.

Osleidys Menendez, recordista mundial de arremesso de dardo, levou a tocha olímpica até o monumento ao herói da independência José Martí. "Hoje é um dia histórico que marca um novo estágio para o esporte cubano", disse Fidel, em um discurso proferido na praça da Revolução e pontuado por vivas ao socialismo.

O escritor Gabriel García Márquez e o secretário-geral do partido italiano Refundação Comunista, Fausto Bertinotti, acompanharam a cerimônia.

Diplomatas estrangeiros disseram que o verdadeiro motivo do boicote cubano aos jogos salvadorenhos poderia ter sido a falta de dinheiro. De fato, Fidel disse que a organização da Olimpíada doméstica saiu por um terço do que teria custado enviar uma delegação de mil atletas a El Salvador.

Cuba e El Salvador não mantêm relações diplomáticas há mais de 40 anos, e Havana acusa o país do istmo de permitir que grupos de dissidentes usem seu território para atacar Cuba.

Dois salvadorenhos estão presos em Cuba sob a acusação de colocar bombas em vários hotéis de Havana, em 1997, e matar um turista italiano. No mês passado, o governo anunciou que boicotaria os Jogos Centro-Americanos porque haveria um plano dos dissidentes exilados de sequestrar atletas cubanos e matar o chefe da delegação.

Outros destaques:
  •  EUA emitiram vistos para 105 suspeitos de terrorismo

  •  Praga de aranhas venenosas atinge o Reino Unido

  •  Bagdá dispara sirenes após suposto vôo de aviões ocidentais

  •  Bush pede desculpas por morte de meninas sul-coreanas


  • Leia mais notícias de Mundo


     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca