Reuters
27/11/2002 - 09h46

Bush pede desculpas por morte de meninas sul-coreanas

da Reuters, em Seul

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu desculpas hoje ao povo sul-coreano pelo acidente que matou duas estudantes do país, em junho. Elas foram atropeladas por um blindado do Exército dos EUA.

Reuters
Sul-coreanos protestam contra a absolvição dos militares norte-americanos que mataram duas meninas após atropelá-las com um tanque blindado

Na semana passada, o motorista e o navegador do blindado foram absolvidos por uma corte marcial, o que provocou violentos protestos antiamericanos na Coréia do Sul. Os Estados Unidos mantêm 37 mil militares no país.

Após vários dias de manifestações, o embaixador norte-americano em Seul, Thomas Hubbard, convocou uma entrevista coletiva para transmitir as desculpas de Bush.

"O presidente, que já visitou a Coréia e tem um carinho especial pelo povo coreano, está tocado com essa tragédia", disse Hubbard.

"Hoje de manhã ele me mandou uma mensagem pedindo para apresentar desculpas às famílias das meninas, ao governo da República da Coréia e ao povo da Coréia."

Vários comandantes militares e o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, já haviam pedido perdão pelo atropelamento das duas meninas sul-coreanas de 13 anos, que aconteceu perto da fronteira com a Coréia do Norte.

Depois do veredicto da corte marcial, vários políticos sul-coreanos propuseram a revisão do tratado bilateral que garante aos EUA a competência para julgar seus soldados na Coréia do Sul.



Houve uma nova manifestação hoje, quando cerca de 300 pessoas tentaram se aproximar de uma base militar dos EUA em Seul, mas foram impedidas pela polícia. O grupo pedia punição aos soldados.

A Coréia do Norte e alguns ativistas do Sul aproveitaram o incidente para pedir a retirada completa das tropas norte-americanas que estão estacionadas na Coréia do Sul há 50 anos, como medida preventiva contra uma possível agressão do Norte comunista.

Outros destaques:
  •  Mulheres são mais propensas a sexo com estagiários, diz pesquisa

  •  EUA emitiram vistos para 105 suspeitos de terrorismo

  •  Bin Laden ostentava plano de morte de milhares, diz testemunha

  •  Praga de aranhas venenosas atinge o Reino Unido

  •  Fidel Castro cria as Olimpíadas Nacionais de Cuba

  •  Bagdá dispara sirenes após suposto vôo de aviões ocidentais

  •  Bush pede desculpas por morte de meninas sul-coreanas


  • Leia mais notícias de Mundo

     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca