Reuters
13/01/2003 - 11h10

Onda de frio causa a morte de 800 pessoas no sul da Ásia

da Reuters, em Lucknow (Índia)

Ventos gelados atingiram grandes áreas do norte da Índia, de Bangladesh e do Nepal hoje, quando o número total de mortos deixados pela onda de frio iniciada há um mês chegou a cerca de 800.

A maior parte das pessoas mortas pelas baixas temperaturas era formada por sem-teto que vivia nas ruas e não possuíam agasalhos apropriados para se protegerem do frio resultante de novas nevascas no Himalaia.

O maior número de mortos foi registrado em Bangladesh, onde, segundo o jornal "Independent", houve no último mês cerca de 400 vítimas. O atual inverno no país é o pior dos últimos seis anos.

O restante das mortes aconteceu nos Estados densamente povoados do norte da Índia e no reinado montanhoso do Nepal.

"A maior parte das pessoas que morreram era de moradores de rua que dormiam em baixo de árvores ou a céu aberto. Frequentemente, eles não conseguem obter agasalhos", afirmou uma autoridade do governo de Uttar Pradesh, o Estado mais populoso da Índia.

Apesar de o frio não ser tão intenso se comparado com o de outros países, a queda na temperatura pode ter graves consequências para milhares de sem-teto.

Uma autoridade da agência meteorológica de Uttar Pradesh, R.K. Verma, disse que as temperaturas em áreas do Estado haviam caído para zero grau Celsius, obrigando as pessoas a reunirem-se em volta de fogueiras para se esquentarem.

As autoridades distribuíram cobertores e montaram abrigos temporários para os sem-teto em escolas e em outros prédios do norte da Índia, onde o frio mata dezenas de pessoas todos os anos.

O governo do primeiro-ministro de Bangladesh, Khaleda Zia, distribuiu cobertores em Daca (capital). Cerca de 50 mil cobertores devem ser doados no país.

Prevê-se que as temperaturas continuem baixas nos próximos dias na região.

Leia mais:
  •  Russos passam frio em casa com sistema de calefação antigo


  • Outros destaques:
  •  Saddam Hussein continuará no poder em caso de guerra, diz Bagdá

  •  EUA descobrem plano para explodir avião com soldados, diz jornal

  •  Paquistão prende australiano suspeito de vínculo com a Al Qaeda

  •  Espião dos EUA suspeito de ajudar o Iraque vai a julgamento

  •  Inspeções de armas no Iraque podem demorar um ano

  •  Apesar de escândalo, Sharon se recupera nas pesquisas

  •  Rainha Elizabeth 2ª sofre operação no joelho


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca