Reuters
16/01/2003 - 12h35

Vaticano pede luta contra eutanásia, aborto e homossexualismo

da Reuters, no Vaticano

O Vaticano disse hoje que políticos e eleitores católicos tinham a obrigação de se oporem a leis que autorizem o aborto, a eutanásia e o casamento entre homossexuais, e os aconselhou a não se esconderem sob a moralidade moderna das sociedades democráticas.

Em uma aparente referência à clonagem, o novo documento do Vaticano também disse que os católicos deveriam estar atentos a leis sobre "avanços perturbadores" na ciência que violariam a dignidade da vida humana.

A Santa Sé também criticou publicações católicas, afirmando que elas deveriam ser mais enérgicas e precisas na promoção dos valores católicos de defesa da vida humana e que não deveriam apresentar opiniões diferentes desses valores em nome do pluralismo.

Essas diretrizes do Vaticano foram expostas em um documento intitulado "Nota Doutrinal sobre Algumas Questões Relativas à Participação dos Católicos na Vida Política".

O documento, que reafirma os ensinamentos tradicionais da Igreja Católica, foi endereçado a políticos católicos e a todos os católicos comuns que participem da vida política de seu país.

Reuters - 30.jul.2002
João Paulo 2º, 82, no Vaticano
No comunicado, de 17 páginas, o Vaticano afirma que os católicos não podem se declarar autônomos em relação aos ensinamentos da igreja e que não poderiam dar apoio a certas leis sob a justificativa da tolerância, do pluralismo ou da liberdade de escolha.

"A democracia precisa se basear em uma fundação verdadeira e sólida de princípios étnicos inegociáveis", disse o documento.

A comunicação, endossada pelo papa João Paulo 2º pessoalmente, defendeu a aprovação de leis para a proteção da família, a ser baseada, segundo a Igreja Católica, em um "casamento monogâmico entre homem e mulher".

"De modo nenhum outras formas de coabitação podem ser colocadas no mesmo nível do casamento, e nem podem receber reconhecimento legal como tais", acrescentou.

Outros destaques:
  •  Concurso de pipas deixa 15 feridos na Índia

  •  Eleitores paraguaios votarão em urnas eletrônicas brasileiras

  •  Apresentador de TV acusado de pedofilia é preso na Inglaterra

  •  Professor universitário é preso nos EUA em caso de peste

  •  Greve entra no 46º dia; Carter encontra Chávez na segunda-feira

  •  Inspetores fazem visita-surpresa a casa de cientista iraquiano

  •  Confrontos em área de plantação de coca na Bolívia matam 11

  •  Democratas criticam Bush por causa do Iraque e da Coréia do Norte

  •  Imperador do Japão é internado para operar próstata


  • Leia mais notícias de Mundo

    Leia mais no especial João Paulo 2º

     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca