Reuters
17/01/2003 - 17h02

Provas contra o Iraque surgirão no final do mês, diz Powell

da Reuters, em Berlim (Alemanha)

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse a um jornal alemão hoje que Washington acredita que até o final de janeiro ficará provado que o Iraque não está cooperando com os inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas).

Reuters - 7.nov.2002
Colin Powell, secretário de Estado dos EUA
"Acreditamos que no final do mês estará provado de maneira convincente que o Iraque não está cooperando", disse Powell em entrevista que será publicada amanhã pelo jornal "Süddeutsche Zeitung".

No dia 27 de janeiro, quando os inspetores da ONU deverão entregar um relatório ao Conselho de Segurança, Powell disse que cada um dos 15 membros do grupo poderá ter a resposta à questão sobre a cooperação iraquiana.

Powell lembrou que muitos países acreditam ser necessária uma nova resolução do Conselho de Segurança para justificar uma guerra e que os Estados Unidos levam essas preocupações a sério.

"Mas sempre deixamos claro que a ONU agirá sem uma segunda resolução se tivermos a opinião firme de que o Iraque ainda tem armas de destruição em massa ou deseja produzir novas armas", falou.

Os inspetores de armas da ONU realizaram cerca de 400 inspeções desde que retomaram o trabalho no Iraque, em novembro, após quatro anos de ausência.

O chefe dos inspetores, Hans Blix, e o líder da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, estão fazendo visitas a Paris e a Londres para informar os líderes dos países europeus sobre o andamento das buscas por armas de destruição em massa.

Eles disseram que vão apresentar questões a autoridades iraquianas em Bagdá no domingo (19) a respeito de grandes falhas na declaração de 12 mil páginas que o Iraque entregou à ONU no mês passado.

Washington, que acredita na existência de um programa iraquiano para desenvolver armas de destruição em massa, está concentrando tropas e equipamentos militares na região do golfo Pérsico e ameaça usar a força para desarmar Bagdá.

Leia mais:
  •  Descoberta de ogivas no Iraque é "preocupante", dizem EUA

  •  EUA apresentarão novas provas contra Iraque, diz embaixador

  •  Saddam promete derrotar EUA nos portões de Bagdá

  •  Miss Alemanha diz que gostaria de conversar com Saddam Hussein


  • Leia mais no especial Iraque

    Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca