Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2003 - 09h52

EUA apresentarão novas provas contra Iraque, diz embaixador

da France Presse, em Moscou

Os Estados Unidos fornecerão aos inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas) no Iraque novas provas de que Bagdá está desenvolvendo um programa de armas de destruição em massa, declarou o embaixador norte-americano na Rússia, Alexander Vershbow.

"Os Estados Unidos darão aos inspetores de armas da ONU informações suplementares devido às provas consideráveis que temos de que Saddam continua desenvolvendo armas de destruição em massa", declarou Vershbow.

Segundo Vershbow, há "elementos suficientes nas resoluções existentes [do Conselho de Segurança da ONU] para justificar diferentes ações contra o Iraque, inclusive militares".

"A credibilidade das Nações Unidas está em jogo", disse Vershbow, enquanto diversos países defendem o estudo, pelo Conselho de Segurança da ONU, de uma nova resolução em caso de violação de seus compromissos por Bagdá.

O chefe dos inspetores de armas da ONU, Hans Blix, declarou hoje, em Paris, que a situação é muito tensa no Oriente Médio.

Blix, que se encontrou com o presidente francês, Jacques Chirac, enfatizou que deseja "ter mais explicações" de Bagdá sobre as ogivas químicas encontradas ontem e reiterou que os inspetores da ONU têm "necessidade de uma atitude mais sincera, de uma cooperação mais completa do Iraque".

Ontem, um grupo de inspetores de armas da ONU encontrou "11 ogivas químicas vazias" durante a inspeção de um armazém no Iraque, afirmou o porta-voz da Unmovic (Comissão de Vigilância, Verificação e Inspeção da ONU), Hiro Ueki.

Chirac pediu que o Iraque "dê provas indiscutíveis de uma cooperação ativa" com os inspetores da ONU, mas pediu mais tempo para as inspeções.

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página