Reuters
22/01/2003 - 09h11

Fogo na Austrália já ameaça o Estado de Victoria e a Tasmânia

da Reuters, em Melbourne (Austrália)

Fortes ventos e condições meteorológicas desfavoráveis empurraram os incêndios em florestas na Austrália em direção a mais de 20 cidades do interior hoje, enquanto bombeiros e moradores se preparam para mais um fim de semana de muito trabalho.

Enquanto o perigo na capital Canberra foi reduzido, cidades no nordeste do Estado de Victoria estavam sob ameaça de novas chamas que avançaram sobre mais de 20 mil hectares durante a madrugada.



Quatro casas e um estabelecimento comercial foram destruídos, e os bombeiros batalhavam para conter as chamas, enquanto os fortes ventos espalhavam o fogo para mais de sete quilômetro além do foco de incêndio, em uma região a 270 quilômetros a nordeste de Melbourne.

"O vento está bem traiçoeiro. Estamos lidando com uma situação de uma seca muito longa em Victoria, então, mesmo em um dia mais ameno, ainda é extremamente perigoso", disse o porta-voz dos bombeiros Peter Philps. A Tasmânia (ilha ao sul da Austrália) também poderá ser atingida pelo fogo.

"Estamos indo para um fim de semana muito severo, com elevadas temperaturas, pouca umidade e fortes ventos, além do que ainda há muito para ser queimado no chão. Então, há todos os ingredientes para um fim de semana muito ruim", acrescentou Philps.

Canberra foi devastada no sábado (18), depois que o incêndio avançou sobre a capital australiana, matando quatro pessoas e destruindo 451 casas.

Outros destaques:
  •  Enfermeiro ligado à morte de Safra é recapturado após fugir de prisão

  •  Agência nuclear da ONU examinará crise da Coréia do Norte

  •  EUA dizem que já planejam pós-guerra no Iraque

  •  Sobe para 23 número de mortos em terremoto no México

  •  Fidel inaugura maior hotel de Cuba em terreno desapropriado

  •  Coréia do Norte nega ter plano para desenvolver armas nucleares


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca