Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2003 - 09h48

Enfermeiro ligado à morte de Safra é recapturado após fugir de prisão

da Folha Online

A polícia francesa recapturou hoje o enfermeiro americano Ted Maher, 44, que havia escapado de uma prisão de Mônaco, onde cumpre uma pena de dez anos por causar o incêndio que matou o bilionário banqueiro brasileiro Edmond Safra.

Para fugir da prisão, Ted Maher serrou as barras da cela ontem à noite, segundo fontes da Justiça de Mônaco. O principado é conhecido por ser frequentado por ricos e famosos.

Logo após autoridades judiciais de Mônaco, um minúsculo principado situado perto da fronteira entre a França e a Itália, confirmarem a fuga da prisão, policiais de Nice, na França, disseram que Maher havia sido recapturado.

"Ele fugiu de maneira clássica -serrando as barras", disse uma autoridade judicial de Mônaco. Segundo a fonte, Maher escapou com outro prisioneiro.

Maher foi condenado no dia 2 de dezembro, em Mônaco, a dez anos de prisão por ter ateado fogo ao apartamento de Safra para simular um assalto, matando o próprio Safra e a enfermeira Vivian Torrente.

Safra e Torrente morreram asfixiados pela fumaça do incêndio na madrugada de 3 de dezembro de 1999. O banqueiro, que sofria de mal de Parkinson e era obcecado por segurança, trancou-se com Torrente num dos banheiros do apartamento, por sugestão de Maher, para proteger-se do que imaginava ser um ataque à sua luxuosa cobertura.

Ao simular o incêndio e pedir ao porteiro noturno que chamasse a polícia, Maher, que, anteriormente, fora militar e segurança de um cassino em Las Vegas, pretendia parecer um herói para Safra, buscando, assim, obter um aumento de salário. Após dizer à polícia que tinha visto dois homens mascarados no apartamento, ele reconheceu ser responsável pelo incêndio e ter-se cortado com uma faca para simular um ataque.

Outros destaques:
  •  Partido a favor da maconha deve entrar para o Parlamento de Israel

  •  Partido Trabalhista deve voltar ao poder na eleição de hoje

  •  Coréia do Norte deve testar mísseis se ONU se envolver em crise

  •  Pigmeus fogem de guerra no Congo e relatam casos de canibalismo

  •  EUA dizem que já planejam pós-guerra no Iraque

  •  Fogo na Austrália já ameaça o Estado de Victoria e a Tasmânia

  •  Sobe para 23 número de mortos em terremoto no México

  •  Fidel inaugura maior hotel de Cuba em terreno desapropriado

  •  Coréia do Norte nega ter plano para desenvolver armas nucleares


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página