Reuters
06/02/2003 - 19h20

EUA fornecerão "guarda-chuva de segurança" a petróleo iraquiano

da Reuters, em Washington

Em caso de guerra no Iraque os militares dos EUA fornecerão um "guarda-chuva de segurança" para garantir a continuidade do fornecimento nos poços de petróleo do Iraque, a fim de assegurar arrecadação em benefício do povo iraquiano, disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.

O governo Bush reiterou, porém, que os Estados Unidos não assumirão os campos de petróleo do Iraque e não dividirão o controle dos locais com países aliados que participarem de um ataque liderado pelos Estados Unidos.

O Pentágono já disse que soldados dos EUA vão proteger os maiores campos de petróleo do Iraque em caso de guerra, com o objetivo de proteger as reservas de tentativas de sabotagem por parte de Saddam Hussein.

Saddam e muitos pacifistas afirmam que as preocupações do governo Bush com armas de destruição em massa do Iraque servem de cobertura para os Estados Unidos atacarem o Iraque e assumirem o controle do petróleo.

"Se tivesse alguma coisa a ver com petróleo, a posição dos Estados Unidos seria levantar as sanções [das Nações Unidas] para que o petróleo pudesse fluir", disse Fleischer. "Essa não é a questão, se trata de salvar vidas do povo norte-americano".

As reservas de petróleo do Iraque, de 112 bilhões de barris, são a segunda maior do mundo, depois das da Arábia Saudita.

Fleischer disse que os Estados Unidos não têm planos para dividir as reservas de petróleo com a Rússia -que já tem muitos contratos de desenvolvimento de campos de petróleo com Saddam- ou com outros países.

"Não, não há verdade nisso, de que dividiríamos os campos de petróleo", disse. "Os campos de petróleo pertencem ao povo do Iraque, ao governo do Iraque -a todo o Iraque".

Fleischer recusou-se a dizer se os Estados Unidos prometeriam que a indústria petrolífera do Iraque continuaria sob o programa "petróleo por comida" em um governo pós-Saddam. O programa prevê a venda de petróleo para a compra de alimentos e remédios para a população.

"O futuro [do Iraque] será administrado... por um número de agências, incluindo internacionais", disse Fleischer. "Há uma variedade de organizações internacionais de ajuda com missão de fornecer ajuda a povos em todos os tipos de contingências ao redor do mundo".

Leia mais
  • Países árabes duvidam das provas de Powell
  • Bush diz que momento "decisivo" se aproxima
  • Iraque nega ligação com militantes da Al Qaeda
  • Chirac diz que guerra não é inevitável

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca