Reuters
24/02/2003 - 12h54

França e Alemanha opõem-se a nova resolução sobre Iraque

da Reuters, em Berlim

O chanceler da Alemanha, Gerhard Schröder, disse hoje que tanto seu país quanto a França, que enfureceram os Estados Unidos ao tomarem a frente da resistência a uma guerra no Iraque, não viam necessidade, por enquanto, de uma nova resolução da ONU (Organização das Nações Unidas).

"Concordamos com a França na opinião de que, dentro das estipulações da 1441 (resolução da ONU ), temos meios suficientes de dar apoio ao progresso realizado pelos inspetores", disse o chanceler.

"É por isso que, neste momento, não precisamos de uma nova resolução", declarou Schroeder pouco antes de se reunir com o presidente francês, Jacques Chirac, em Berlim.

Schröder e Chirac deixaram os EUA furiosos e provocaram desavenças dentro da Europa ao tentarem evitar o início de uma guerra e ao defenderem a intensificação e a prorrogação das inspeções.

Os dois dirigentes devem apelar novamente pela paz após jantarem em uma taverna berlinense do século 17 cujo nome parece propício para o evento: "O Apelo Final".

A porta-voz do presidente francês disse hoje que Chirac havia rejeitado a idéia de uma segunda resolução, avaliada como "desnecessária e inútil".

Os EUA e o Reino Unido apresentam uma proposta de resolução para a ONU hoje, em uma tentativa de obter autorização para usar a força a fim de derrubar do poder o presidente iraquiano, Saddam Hussein, disse o chanceler britânico, Jack Straw.

Segundo Straw, os dois países estão dispostos a esperar "até duas semanas, talvez mais" antes de convocarem uma votação no Conselho de Segurança da ONU sobre a resolução.

A França, por outro lado, disse que tentaria aumentar a eficiência das inspeções de armas propondo ao Conselho de Segurança que estabeleça metas claras de desarmamento que devem ser seguidas pelo Iraque.

Leia mais
  • EUA apresentam hoje projeto de nova resolução
  • EUA querem abolir testes de mísseis, diz jornal
  • Terremoto mata 257 na China
  • Bispo pede que padre reconheça seus três filhos
  • Coréia do Sul prende 7 por incêndio em metrô

     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca