Reuters
26/02/2003 - 16h20

Inspeção no Iraque poderia levar ainda vários meses, diz Blix

da Reuters, em Berlim

O inspetor-chefe de armas da ONU (Organização das Nações Unidas), Hans Blix, disse que sua equipe ainda precisa de alguns meses para completar o trabalho no Iraque, mas não está seguro de que Bagdá tenha interesse em cooperar.

Reuters - 27.jan.2003
Hans Blix, chefe dos inspetores de armas da ONU
"É um processo que está avançando centímetro por centímetro. Mesmo se o Iraque cooperasse conosco imediata, efetiva e incondicionalmente, ainda precisaríamos de alguns meses", afirmou Blix em entrevista publicada hoje pelo semanário alemão "Die Zeit".

"Neste momento, não está bem claro se o Iraque realmente quer cooperar. Por outro lado, esse país teve oito anos de inspeções, quatro anos sem inspeções, e agora 12 semanas com elas outra vez. É a hora certa de fechar a porta?", perguntou.

Blix prepara um novo relatório sobre as inspeções ao Conselho de Segurança da ONU. Ele negou que esteja sofrendo pressão dos Estados Unidos para endurecer o tom de suas críticas ou abandonar o trabalho no Iraque.

"Não é o caso. Pode ser que eu seja ingênuo, estúpido ou tenha o couro muito grosso, mas não sinto muita pressão", afirmou.

Apesar dos recentes comentários belicosos de membros do governo Bush, Blix disse estar "bem convencido de que Washington em si não quer uma guerra".

Ele voltou a dizer que há sinais de que o Iraque está colaborando mais com os inspetores, mas que ainda há muito a fazer. "O regime permitiu que voltássemos para evitar uma ação militar imediata. Até que ponto foi realmente uma decisão de cooperar eu não sei", afirmou. "O Iraque poderia fazer mais, e vamos registrar isso".

Blix também frisou que os inspetores receberam uma tarefa determinada, a de recolher pistas, e que eles não têm nenhuma responsabilidade por um eventual ataque. "O Conselho de Segurança nos pediu o relatório mais preciso possível. Sou um advogado treinado. A guerra não é minha responsabilidade", disse o sueco.

Leia mais
  • Saddam pede para iraquianos cavarem abrigos
  • ONU debate amanhã novo projeto de resolução
  • Netanyahu impõe condição para aceitar ministério
  • Helicóptero militar cai na Colômbia e mata 23

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca