Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2003 - 20h01

Saddam pede para iraquianos cavarem abrigos antiguerra em jardins

da France Presse, em Bagdá

O presidente do Iraque, Saddam Hussein, pediu hoje aos iraquianos que cavem abrigos em seus jardins, para se protegerem dos ataques no caso de uma ofensiva militar norte-americana, anunciou a agência de notícias oficial INA.

Durante uma reunião com governadores de 18 províncias iraquianas, o chefe de Estado lhes pediu que fizessem campanha para os cidadãos cavarem abrigos antiguerra.

"Peçam a cada cidadão que se abrigue com sua família, durante as incursões, já que, ainda que um obus caia sobre suas casas, estarão seguros nos abrigos profundos, sobretudo se usarem lajes de proteção (...) Por que correríamos riscos quando cada cidadão pode escavar um abrigo em seu jardim? Sabemos que não será fácil para o inimigo chegar em nossas cidades, mas é nosso dever nos preparamos para as piores situações", declarou Saddam.

Durante a reunião, os governadores garantiram ao presidente que suas províncias haviam concluído os preparativos para o combate e a mobilização para enfrentar "os invasores".

Segundo a agência INA, foram criadas brigadas de jihad [guerra santa] integradas por dignitários religiosos e membros das comunidades, graças à colaboração entre os aparelhos do Estado e às formações do partido Bath [no poder].

Estas brigadas, assim como "grupos de combatentes", estarão encarregadas de lutar contra "as tropas desembarcadas e abater helicópteros", explicaram os governadores.

Os Estados Unidos têm dezenas de milhares de soldados posicionados na região do golfo Pérsico.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página