Turismo

Mendoza - Gastronomia

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de Entretenimento da Folha Online

A gastronomia mendocina segue praticamente as mesmas regras de toda a Argentina. Sua vedete, ao menos para os turistas, é a empanada, o nosso bolo de fubá, usado estrategicamente para servir às visitas de fim de tarde.

As empanadas mendocinas são obrigatoriamente caseiras. Não ouse comer as congeladas vendidas no supermercado. Nem tampouco ouse pedir uma empanada em uma lanchonete. É raro encontrar.

Mas nas visitas guiadas a bodegas, as empanadas são do tipo caseiras, e servidas bem quentinhas. Aquele pastelzinho de forno recheado com carne temperada, azeitona e ovo cozido é de dar água na boca, até mesmo com suas variações de queijos, tomate seco e frango.

Outra comida típica da região é a parrillada, o nosso churrasco, mas com os cortes argentinos. Se acompanhada de uma saborosa e bem temperada salada, desce bem. A melhor parrillada da temporada foi na Bodega Fapes, preparada pelos próprios funcionários, coisa “da casa”. Tente fazer o mesmo em alguma bodega.

O mais importante: esqueça a cerveja (Quilmes, Andes ou Brahma, vendidas na Argentina); o negócio é comer sempre acompanhado de um vinho (afinal, o que você faz em Mendoza?).

Os doces também são o forte de Mendoza. Como a maioria dos moradores são produtores rurais, há vários doces em compota -marmeladas, geléias, compotas em pedaços- e pães, massas, azeites, chocolates e carnes produzidas em casa. É uma tradição mendocina. Na região, procure por alcayota, fruta típica da região.

Mendoza tem vários restaurantes, das mais variadas cozinhas, e chefs que estão lá para bem representar cada um sua região. No hotel Park Hyatt, por exemplo, se encontra uma cozinha diferenciada, que passa da francesa à italiana. Para quem não suporta viver sem, a cidade também tem McDonald’s, Pizza Hut e outras empresas de fast-food do gênero.

O jornalista viajou a Mendoza a convite do Ministério do Turismo, Cultura e Esporte da Argentina e da Varig

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR MENDOZA

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CORDILHEIRA DOS ANDES

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELO CAMINHO DO VINHO

Consulte também:
  • Dicas de viagem
  • Mendoza
  • Vinhos
  • Andes argentinos
  • História
  • Passeios na cidade
  • Ecoturismo
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca