São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Investir, demitir...

Na manchete on-line da estatal Agência Brasil, ontem o dia todo, "Dilma: investimentos previstos até 2010 serão mantidos". Falava do PAC, do pré-sal e dos programas sociais, com eco no exterior, via agências européias como a Efe, sublinhando sua visão de que "a crise no receituário neoliberal do Estado mínimo" leva aos investimentos estatais.
Por outro lado, nas manchetes de Folha Online, "Jornal Nacional" e outros, "Vale demite 1.300". Repercutiu nas agências americanas AP e Bloomberg e foi parar no "Financial Times", em despacho do correspondente Jonathan Wheatley sublinhando que os cortes e férias coletivas anunciados ontem pela Vale se devem à "grave crise" no setor -e atingem 13% da força de trabalho da ex-estatal.

Adriano Machado/bloomberg.com
Ontem no site da Bloomberg, operário trabalha em refinaria da Alunorte, da Vale, no Pará




"O FIM ESTÁ PRÓXIMO"
ft.com
Nouriel Roubini surgiu na capa do "FT" em enunciados bombásticos como "O pior ainda está por vir" e até um cartaz irônico, do jornal, "O fim está próximo". Em artigo, o "Sr. Apocalipse" sugere "Como evitar os horrores da estagdeflação", seu oráculo mais recente. Defende "até políticas mais "loucas", heterodoxas".
Ele também voltou a tratar do Brasil, em entrevista à revista "Carta Capital" postada anteontem. Prevê aterrissagem turbulenta para "todos os Brics", cuja "desaceleração rápida será tão séria como uma recessão". Avisa que "serão dois anos difíceis, mesmo para aqueles com fundamentos mais sólidos, como o Brasil". Acrescenta: "Se bem que o Brasil tem um enorme espaço para a redução do juro, em razão da desaceleração".

"BRAZIL BANKER"
Segue ecoando a condenação de Daniel Dantas. A BBC se confundiu e deu que ele foi "encarcerado por suborno" -e relatou os episódios anteriores envolvendo o "banking tycoon", magnata bancário, que opuseram o Supremo ao juiz de primeira instância.
O "Washington Post" publicou nota à página 11, descrevendo Dantas como "uma ex-estrela ascendente no mundo financeiro do Brasil". O "FT" postou longa reportagem, relatando como ele "chegou à proeminência" na privatização das telecomunicações e "depois perdeu cada um de seus co-investidores", do Citigroup à Telecom Italia e os fundos de pensão das estatais.

ARMAS MULTILATERAIS
presstv.ir
Na TV iraniana, o míssil
Submarinos da França, helicópteros da Rússia e agora, como vendedor, mísseis para o Paquistão. A americana AP, a chinesa Xinhua e desta vez também a indiana PTI, entre outras agências pelo mundo, ecoaram o divulgação pelo ministro Nelson Jobim da venda de cem unidades do MAR-1 ao Paquistão. São "capazes de destruir os equipamentos de radar do inimigo", registrou a PTI, sublinhando a resposta de Jobim de que a venda era ao governo paquistanês, não aos terroristas que, dias atrás, atacaram Mumbai.

BRASIL EM SÃO PAULO
A Agência Brasil e sites setorizados cobriram a chegada da federal TV Brasil a São Paulo, um ano após sua criação. Está no canal 63, mas apenas em sinal digital. Analógico, só no ano que vem. Também em 2009, nos estúdios enfim abertos, estréia um telejornal regional.

"HYPE"
perezhilton.com
Ecoou até no maior blog de celebridades dos EUA, de Perez Hilton, a notícia de que Madonna vem ao Brasil, para shows na semana que vem, acompanhada do jogador dos Yankees Alex Rodriguez


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Câmara regulariza a situação de 62 cidades
Próximo Texto: Stephanes propõe anistia a desmatador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.