São Paulo, segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Rendez-vous em Cuba

Jornais da Índia noticiavam ontem que, "após 38 anos", seu primeiro-ministro viajou ao Brasil. Com o presidente sul-africano, vem festejar um certo bloco IBSA, "exemplo brilhante de cooperação sul-sul". Já o "Miami Herald" destacou que a "Índia volta os olhos à América Latina", do Brasil à Argentina e à Bolívia.
Mas para a semana os olhos da cobertura externa estão voltados mesmo é para os "não-alinhados", em Cuba. Por nada em especial. É o destaque, da agenda do "Financial Times" à home do Globo Online, sem esquecer os tais indianos e muitos mais, o "suspense" sobre a aparição de Fidel Castro em seu rendez-vous anacrônico com os mesmos Brasil, Índia etc. etc.

nytimes.com/Reprodução
BURACO Mais que a guerra contra o terror, o "New York Times" lembra o aniversário do 11 de setembro hoje com um caderno sobre o "buraco" no coração da cidade, a obra que não sai do lugar, as manobras políticas, seu alto custo...

VONTADE POLÍTICA
No encontro dos países em desenvolvimento liderados pelos mesmos Brasil e Índia, no Rio, a estrela é a enviada dos EUA, Susan Schwab.
Do site do "New York Times" à BBC Brasil e agências, era dela a frase do dia, de que "sempre há tempo para ressuscitar as conversas [da rodada Doha de comércio] se a vontade política estiver lá".
Analistas ouvidos pela AP dizem que nada anda até o pleito de novembro nos EUA.

O PRIMEIRO PASSO
Gordon Brown, ministro britânico das finanças que quase derrubou o primeiro-ministro Tony Blair há dias, estréia em política externa pressionando a União Européia a dar "o primeiro passo".
Era destaque ontem no "Observer" a visão de Brown, de que os países europeus não devem mais esperar os EUA e agir logo "para a retomada das negociações comerciais globais" -cortando seus próprios subsídios agrícolas.

GENTE ANTIGA
Em destaque nos portais e na Folha Online de ontem, liderando os "+ lidos" quase o dia inteiro, "Cláudio Lembo ironiza FHC e diz que escrever cartas é "coisa de velho". Depois, "de gente antiga".
Se declarando "velho" também, Lembo prometeu carta para 1º de janeiro, quando deixa o governo paulista.

SOBREACTUACIÓN
FHC, no dia em que postou a carta no site do PSDB, ficou preso no aeroporto em Bariloche, segundo jornais locais, por causa de uma greve.
E ontem no "La Nación" a carta repercutiu na página 2, sob o título "Brasil: a oposição já fala em derrota". Para o correspondente, o ator FHC exagerou, em "sobreactuación".

A GLOBO NA ESTRADA


Pedro Bial, suando a camisa para mostrar "a vergonha do Brasil", no "JN" de sexta-feira


Em seu dia mais editorializado até agora na campanha, também o dia em que Lula fez festa para evangélicos no Rio, o "JN" mostrou a "pior estrada do Brasil, um país que tem as "piores estradas do planeta", isso apesar dos "impostos".Foi parar no programa de Geraldo Alckmin -e pela primeira vez com resposta no programa de Lula.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: CGU vê fraudes em centenas de municípios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.