São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Uns e outros

Manchete do UOL, "Mesa livra Azeredo". Da Folha Online, "Mesa livra Azeredo" e depois "PSDB aceita negociar CPMF após Mesa livrar Azeredo". Do site do "Estado", "Senadores livram tucano". No portal G1 e Globo Online, "Ações na Zona Sul do Rio vão seguir" e "Cremerj admite furadeira doméstica em cirurgias".
Do "Jornal da Record", "Senado manda arquivar processo contra Azeredo". "Jornal Nacional", nada.
De outro lado, no blog de Lauro Jardim, "a iminente volta de um ressentido Salvatore Cacciola tem tirado o sono de muita gente", mas "no mercado financeiro".

A BOLSA CONTINUA
No Valor Online e outros, "Bolsa volta a se aproximar dos 63 mil pontos". Antes, textos no "Financial Times" já davam que o mercado de ações aqui "deve continuar" subindo "devido ao alto preço das commodities" -e tomar de outras bolsas da região.

BRICS "ESMAGAM"
Também no "FT", "Times", "Guardian" e no sul-africano "Business Day", reportagens sobre lançamentos de ações "recordes" por China e Brasil. "Brics esmagam Londres em IPO", no título do "Guardian".

"NÃO APRENDERAM"
Thompson Financial etc. destacaram as declarações da diplomacia brasileira, desde Genebra, de que a situação para Doha é "extremamente perigosa". E que "as pessoas não aprenderam a lição, ainda pensam que podem ignorar as demandas dos emergentes".

ENERGIA SEM FUTURO
"New York Times" e outros deram relatório de comissão científica chamada por China e Brasil a tratar do "futuro da energia". Cobrando energia "renovável", os vilões foram carvão e combustíveis fósseis.

MILHO, NÃO
O "Christian Science Monitor" se somou ao "NYT" e deu o editorial "Parar a corrida do ouro ao combustível de milho". Diz que "tirar dos nossos cereais e pôr no tanque não é a resposta ao aquecimento". E "os EUA poderiam abrir suas portas tarifárias ao etanol de cana do Brasil".
Em texto sobre a ameaça de "falta mundial de comida", o "FT" deu que o problema pode ser "mitigado" liberando o etanol "de países como o Brasil", nos EUA e na Europa.

ARMADA ESPANHOLA
Em sites tipo Valor Online, o ministro Hélio Costa dizia que a Telefônica teria que fazer até "desinvestimento" na TIM, mas a Anatel aprovou a compra e nada citou "nesse sentido". Fez várias e menores "restrições". E o Teletime, mais Reuters e outras, já trazia desde antes o "otimismo" do presidente da Telefônica no país. A Anatel aprovou não só a compra da TIM, mas também da Telemig Celular, e a ex-estatal espanhola passa a controlar o mercado no país.

elpais.com/videos
"EL PAÍS" IBERO-AMERICANO
O jornal espanhol, agora com home "global", concentra a cobertura na América Latina, com o correspondente Jorge Marirrodriga e a eleição argentina. E a novidade maior está nos videocasts seguidos sobre a região, com a oposição a Hugo Chávez -e a campanha para o G7 aceitar os Brics.

"GUARDIAN AMERICA"
O "Guardian" de Londres, até poucas décadas atrás "de Manchester", também abriu home ontem para a América, no caso, apenas para os EUA.
Estreou com a franqueza de avisar que vai, como faz há dois séculos, "promover o interesse liberal". E com uma entrevista de Hillary Clinton.

EDITOR 2.0
O "Guardian" procura um "gerente de palavras-chaves" ou editor de "tags". O "Times" de Londres está contratando um "editor de pesquisa para explicar como funcionam o Google, o Yahoo". O "NYT" já tem o seu há meses. São "os editores do século 21", saúda o blog de mídia BuzzMachine.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Depois de mortes, sem-terra fecham acesso à fazenda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.