São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Está morta"

A manchete da Folha sobre a "braço-direito" de Dilma Rousseff foi recebida on-line por opiniões que apontavam "Dilmagate", de Kennedy Alencar na Folha Online, ou "factóide", de Luis Nassif no iG.
Ontem, "O Estado de S. Paulo" destacou que o "Planalto vai tirar Dilma da vitrine eleitoral" e, on-line, que "Candidatura de Dilma está morta, diz analista", no caso, Marco Antonio Villa. Na seqüência do noticiário, ainda falando em "dossiê" entre aspas, o UOL destacou ontem ao longo do dia que um "documento do TCU contradiz a justificativa de Dilma".

MENDONÇÃO E O CICLO
No final da semana na Globo News, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros discutiu com a apresentadora Míriam Leitão o descolamento. Afirmou que "a questão das exportações chinesas é marginal" e que "o crucial da China chama-se investimento", que será "contínuo" por anos, "puxando commodities e o Brasil".
Daqui, historiou os últimos cinco anos, primeiro com commodities e saldo comercial, depois queda dos juros e "incorporação de brasileiros ao mercado", por fim "reação do empresário, que resolveu investir". Começou um "ciclo virtuoso" que, para cortar, só "uma catástrofe mundial".

EMERGENTES LÁ
Em manchete no UOL, sábado, Sérgio Dávila contou que "o Brasil foi um dos países mais beneficiados", ao lado de China e Índia, com a nova divisão de cotas do FMI, "resultado direto da pressão nos últimos anos". "Wall Street Journal", BBC e agências do Google falaram em mudança "modesta", "simbólica", "pequeno impulso". Ainda assim, os EUA reclamaram.

"RISCOS"
Por outro lado, a Economist Intelligence Unit soltou relatório sobre os 12 "riscos-chaves" ou ameaças na próxima década, segundo os "600 executivos globais" ouvidos. Entre os 12 aparece "a concorrência crescente de empresas de países emergentes".

MAIS...
O "Washington Post" de ontem noticiou a conclusão de Elliott Gue, editor da "Energy Strategist", que deu o petróleo em águas profundas como "a última fronteira" no setor e o Brasil como "um dos atores dominantes nos próximos anos", com a descoberta da reserva de Tupi.
Segundo Gue, a Petrobras é "reputada amplamente como a estatal de petróleo mais bem gerenciada" e "está na dianteira de novo boom de produção". Em suma, diz o "WP", "fique de olho no Brasil".

... E MAIS TUPI
Na mesma linha, Bloomberg e outras agências ecoaram no fim de semana que a Petrobras fez novo achado, agora "ao sul de Tupi".

RAÚL E O SEXO

bbc.co.uk


Enquanto o blog de Zé Dirceu e outros comemoram que Raúl Castro abriu o setor de telefonia celular em Cuba, o correspondente da BBC na ilha, Michael Voss, foi atrás de "outra Castro", a filha de Raúl, Mariela, que agora "tenta mudar a atitude diante dos grupos minoritários". Diz que Raúl era "homofóbico", mas mudou. Nas fotos, a transexual Líbia e amigos, em encontro aberto

"OS ÍCONES"

Band/YouTube


Mal começou e o "CQC", com comediantes "stand up", já tem dois vídeos antológicos do humor on-line nas cenas de Danilo Gentili com Gretchen, atriz pornô e candidata a prefeita, e Marcelo Rossi, "o padre que gravou demo"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Cresce pressão de alckmistas sobre Serra
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Luís Alberto Moreno: América Latina tem que ampliar projetos em infra-estrutura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.