São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cinema

O amor nos tempos do blog

DA REPORTAGEM LOCAL

Inspirado nos livros "Máquina de Pinball" e "Vida de Gato" da gaúcha Clarah Averbuck, o filme "Nome Próprio", que estréia sexta, mostra a história de uma jovem aspirante a escritora em busca de amor, sexo e inspiração para um livro.
Enquanto o livro não sai, Camila (vivida por Leandra Leal) vai se exercitando em um blog autobiográfico, onde registra suas paixões e frustrações.
Carente e auto-destrutiva, ela namora, trai, separa, namora de novo, trai de novo, separa, se apaixona. E vai compartilhando cada capítulo de sua novela com internautas que nunca a viram, mas que são capazes de discutir fervorosamente sua vida amorosa na internet.
O blog é quase um personagem do filme. Conforme ela escreve e posta seus textos, as palavras invadem a tela e são narradas em off.
Ao contrário do blockbuster da semana, "Nome Próprio" tem pouca ação. Mais do que contar as peripécias de uma anti-heroína contemporânea, o que parece interessar ao cineasta Murilo Salles é investigar uma nova maneira de se relacionar com o mundo, sempre mediada por uma "realidade virtual", a internet.
Na vida de Camila, real e virtual se confundem e interagem. Quando precisa arrumar uma casa para morar, ela apela aos leitores do blog e acaba descolando um mecenas. Para equipar o apartamento, recorre novamente aos internautas.
Nem mesmo a invasão de privacidade típica da vida on-line a incomoda.

Lançamento
O filme também tem uma intensa vida on-line. Tem blog (nomepropriofilme/blogspot.com), perfil no Facebook, MySpace, Twitter e Fotolog, link no You Tube e comunidade no Orkut.
No blog, é possível conferir trailers produzidos por internautas, textos do diretor e da autora dos livros que inspiraram o longa, a também blogueira Clarah Averbuck, que faz questão de se distanciar da personagem Camila.
Ontem, foi realizada a primeira sessão especial para o público, gratuita e fechada para usuários do My Space.
(LC)


Texto Anterior: 02 Neurônio: Vícios secretos
Próximo Texto: Carga pesada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.