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São Paulo, domingo, 16 de março de 2003


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AMOSTRA GRÁTIS

Degustação é considerada mais eficiente

Fernando Moraes/Folha Imagem
Ítalo Monteiro, 2, prova pretzel de canela, que custa R$3


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Picadinho na bandeja de degustação, um pretzel (massa de trigo assada), dura em média um minuto. A impressão é que todo mundo come de graça e ninguém compra.
A Mr. Pretzels, no entanto, diz que cerca de 20% dos que provam compram na hora o biscoito assado e estima que 50% se tornam clientes. Sem a degustação, a queda nas vendas é de 15%, segundo a empresa. A cota de amostra chega a 20% da média de vendas.
A franquia de doces Cinnabon, que convida clientes a entrar na loja para degustações, atribui à ação um aumento de cerca de 20% nas vendas.
Pesquisa do Popai Brasil em parceria com a ACNielsen revelou que 83% dos consumidores compram um produto após uma degustação satisfatória, independentemente do preço.
Das ações promocionais utilizadas em pontos-de-venda, a degustação é a mais lembrada (49% dos consumidores), segundo dados do Popai Brasil.
"Nada é mais barato que o seu próprio produto", diz Ronald Peach Jr., presidente do Popai Brasil. Para ele, a ação tem a vantagem de ser um modo "agradável" de abordagem.


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