Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 16 A 22 DE NOVEMBRO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Mutum

Elementos visuais são trunfos do longa

Sérgio Rizzo

Traduzir em imagens a exuberância verbal de João Guimarães Rosa (1908-1967) representou um desafio de grandes proporções a todos os que já se dispuseram a levar suas obras para o cinema e para a TV.

Nesse conjunto heterogêneo de adaptações, que inclui "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" (65), "Sagarana, o Duelo" (73) e "A Terceira Margem do Rio" (94), "Mutum" já ocupa lugar de destaque, graças às soluções encontradas pela diretora e co-roteirista Sandra Kogut ("Um Passaporte Húngaro").

O capítulo "Miguilim", do livro "Campo Geral", fornece as coordenadas para a história do menino Thiago (Thiago da Silva Mariz). Ligado estreitamente ao irmão Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), ele tem afeto pela mãe (Izadora Fernandes) e imensas diferenças com o pai (João Miguel). Todos estão presos a uma região no interior de Minas Gerais onde o tempo parece andar com velocidade peculiar.

O principal trunfo do filme é abrir mão do verbo para se sustentar em elementos visuais (a fotografia é de Mauro Pinheiro Jr., de "A Casa de Alice", que também estréia hoje) e, sobretudo, no que extraiu de espontaneidade do trabalho com atores não-profissionais.
Capa

Cinema

Chega às telas "Crimes de Autor", de Claude Lelouch, cineasta homenageado na 31ª Mostra

Cinema

O longa argentino "XXY", de Lucía Poenzo, é destaque do Mix Brasil

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.