Temer proibirá abertura de novos cursos de medicina

Portaria será assinada na quinta (5) pelo ministro da Educação

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

 

O governo de Michel Temer vai decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país. O prazo será de cinco anos. A portaria será assinada na quinta (5) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

BALANÇO

“Houve uma expansão muito grande na abertura de cursos de medicina. É preciso puxar o freio de mão para um balanço e para que possamos garantir a qualidade do ensino na área”, diz o ministro. De 2013 até o ano passado, o número de vagas saltou de 19 mil para 31 mil.

AGORA VAI

A decisão já estava tomada desde o fim do ano passado, mas a resistência política à medida retardou a assinatura. A moratória tem o apoio das principais entidades médicas do país.

À MESA

Lula negou em entrevista à Folha, em março —mas já discutiu com um grupo restrito a possibilidade de fazer greve de fome caso seja preso. A informação é de um de seus amigos mais próximos.

EMBARGO DO EMBARGO

Caso o STF (Supremo Tribunal Federal) autorize a prisão de Lula, a defesa dele tentará adiar a execução da pena por pelo menos dez dias. O argumento é que ela só poderia ocorrer depois da apreciação dos embargos à última decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal) justamente sobre outros embargos já analisados.

O CÁRCERE

Os amigos de Michel Temer que foram presos na semana passada, como José Yunes, Wagner Rossi e o coronel João Baptista Lima, ficaram em celas com vasos sanitários —mas as descargas só eram acionadas duas vezes por dia.

O CÁRCERE 2

Além de conviver com o mau cheiro, eles eram obrigados a escovar os dentes nos vasos, já que os banheiros não tinham pias. A limpeza de boca e mãos era feita com garrafas de água deixadas no local.


SOM DA MÚSICA

O musical “A Noviça Rebelde”, com Marcelo Serrado, Gabriel Braga Nunes, Malu Rodrigues e Larissa Manoela no elenco, teve sessão para convidados na segunda (2), no Teatro Renault. O ator Marcelo Medici, a modelo Isabella Fiorentino, o ex-embaixador Rubens Barbosa e sua mulher, a jornalista Maria Ignez Barbosa, passaram por lá. 


SUSTO

O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner, será representado por um substituto na 56ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorre em Aparecida (SP) entre os dias 10 e 20 deste mês.

 

Steiner foi submetido a cateterismo após sofrer um infarto no miocárdio na semana passada. Segundo a CNBB, ele “está bem e se recuperando em sua casa”. 

PARA TODOS

O festival holandês Milkshake terá a primeira edição brasileira. Será no dia 2 de junho, com quatro palcos, que ocuparão os 20 mil m² da Arena Anhembi, em SP. Entre as atrações confirmadas estão Preta Gil, Pabllo Vittar, Gretchen e o primeiro show da turnê dos 35 anos do grupo infantil Balão Mágico.

RECADO

Um grande boneco de um homem com pele verde, cabelos loiros e o dedo do meio em riste, que surgiu na varanda de um prédio na praça da República, pertence ao cantor Supla e é usado em seus shows.

RECADO 2

Ele diz que o gesto do personagem —que chama de Suplastein— é “tipo um [recado de] ‘Vamos melhorar, hein, pessoal?’” e que as pessoas “têm que ajudar também” em vez de apenas reclamar de governos. Ele faz show de lançamento do álbum “Illegal” na sexta (6), no Auditório Ibirapuera.

MEDALHA

O nadador paralímpico Daniel Dias receberá na sexta (6) o título de cidadão paulistano da Câmara Municipal. A proposta foi do vereador Ota (PSB).


CONVERSA BOA

O livro “A Razão e o Voto: Diálogos Constitucionais com Luís Roberto Barroso”, organizado por Oscar Vilhena Vieira e Rubens Glezer, foi lançado em evento na segunda (2), no Teatro Eva Herz. Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, esteve presente. O professor de direito Carlos Ari Sundfeld compareceu. 


CURTO-CIRCUITO

O Canal Brasil exibe nesta quarta (4) uma entrevista que o crítico Amir Labaki fez com o cineasta e antropólogo Vincent Carelli. Às 21h.

A mostra “Lethe, Mnemosyne”, abre nesta qua. Às 19h, na Galeria Lume. 

A francesa Natalie Dessay abre hoje a série de concertos internacionais da Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer). Às 21h, na Sala São Paulo.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Relacionadas