Descrição de chapéu polícia federal Lula pt

'Doleiros dos doleiros' deixam cadeia para cumprir prisão domiciliar

Delação de Vinicius Claret e Cláudio Barbosa ajudaram a deflagrar a operação Câmbio, Desligo

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Movimentação na sede da Policia Federal no Rio durante operação Câmbio, Desligo - Fábio Teixeira/Folhapress

Os doleiros Vinicius Claret e Cláudio Barbosa deixaram o presídio de Benfica, no RJ, nesta quinta (3) e vão cumprir um ano de prisão domiciliar com o uso de tornozeleira. O acordo de delação celebrado por eles ajudou a deflagrar a operação Câmbio, Desligo, que prendeu mais de 40 pessoas.

FECHADO 

Condenados a 18 anos de prisão, eles vão ficar seis meses em regime domiciliar fechado e outros seis meses em semiaberto. 

PRAZO 

Tiveram ainda que pagar uma multa de R$ 4 milhões. Depois do prazo, eles podem deixar o Brasil para viver no Uruguai, onde moravam antes da prisão e possuem cidadania. 

LEGAL

Procuradores do MPSP (Ministério Público do Estado de SP) estão orientando movimentos por moradia a criar cooperativas para regularizar a cobrança de contribuições por parte dos que participam de invasões. O pagamento das taxas, como são feitos hoje, são considerados irregulares.

LEGAL 2 

Já a criação de cooperativa, que teria como fim a administração do espaço em que os sem-teto estão, resolveria a questão jurídica.

LEGAL 3 

O MPSP tem mediado diversas negociações entre o poder público e os sem-teto para evitar soluções extremas como a desocupação dos imóveis pela polícia.

DIA SEGUINTE 

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima viveu seu dia de caça nesta semana, num voo da Gol. Um dos passageiros passou por ele e disse “que cheiro de enxofre!”. Depois, outros passaram a gritar “corrupto” e “Lula Livre” e a perguntar quando ele pediria a prisão de “um tucano”. Um comissário pediu silêncio.

DATA 

O procurador, por meio de assessoria, confirma que estava no avião e afirma que, quando estava mudando de assento, “surgiram alguns aplausos e vaias”, de apoiadores e críticos. Credita as manifestações ao fato de muitos passageiros terem viajado a Curitiba pra o 1º de Maio.


PÁGINAS DE HISTÓRIA

O senador José Aníbal foi ao lançamento do livro “Fragmentos de uma Vida”, de Anna Veronica Mautner, na quarta (2). O fundador da Livraria Cultura, Pedro Herz, o professor Jorge Schwartz, o museólogo Fábio Magalhães e a publicitária Clarice Herzog passaram por lá. 


SERÁ? 

A ideia de defender o indulto a Lula não é consensual no PT. Embora tenha apoio da direção do partido, ela é considerada ambígua pois enfraqueceria, neste momento, o discurso de que ainda há esperança de o petista ser candidato a presidente em 2018.

ESTANDARTE

Já dirigentes argumentam que a bandeira só será levantada se Lula for mantido preso e dizem duvidar que alguém se coloque publicamente contra a proposta.

BOA VIZINHANÇA

O imóvel no centro de São Paulo conhecido como Castelinho da rua Apa recebe no domingo (6) a primeira exposição desde que a sua restauração foi concluída, em 2017. A mostra “Geleia com Artes” reunirá shows e trabalhos de artistas como Bruno Treviso, Pedro Orlando e Pâmella Cruz. 

 

O prédio hoje é sede do Clube de Mães do Brasil, organização não governamental que ajuda moradores de rua. 

BEM-VINDO 

“Foi uma luta muito grande para restaurar o prédio. O castelinho é pequenininho, mas aconchegante. Ele tem que ser mostrado, as pessoas têm que vir”, diz Maria Eulina Hilsenbeck, fundadora da ONG.

EM MOVIMENTO 

O Grupo Corpo voltará a dançar neste ano a coreografia “21”, criada em 1992 e encenada pela última vez em 2008. O espetáculo será apresentado junto com “Gira”, obra mais recente da companhia, em São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, a partir de agosto.

LENTE

O cineasta Lauro Escorel começou a rodar o longa “Fotografação”, que explora a história da fotografia no Brasil. O filme abordará nomes como Mário de Andrade, Marcel Gautherot, Jean Manzon, José Medeiros, Pierre Verger e Maureen Bisilliat. O lançamento está previsto para 2019.

CLÁSSICO

Uma cópia restaurada do filme “Z” (1969), do diretor Costa-Gavras, será exibida no Festival Varilux de Cinema Francês, que reunirá outras 20 películas recentes da cinematografia da França entre os dias 7 e 20 de junho em São Paulo e outras cidades. 

 

O longa aborda a morte do deputado grego Gregoris Lambrakis, em 1963.


SOLTANDO A VOZ

 

A cantora Tati Piva fez show no Baretto, na quarta (2). A blogueira Luciana Tranchesi, os empresários André e Monica Neuding e a modelo Juliana Martins estiveram no evento.


O Colcha de Retalhos Brasil reúne, a partir desta sexta (4), especialistas em alcoolismo. Voltado às mulheres, o evento tem apoio do Alcoólicos Anônimos. 

A designer Serpui Marie lança nesta sexta (4) nova coleção. Às 16h, na alameda Lorena, 1.628.

José Emílio Ambrósio e Alberto Luchetti são os novos conselheiros de SP da Associação Brasileira de Imprensa.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Relacionadas